CARACTERIZAÇÃO DA VISITAÇÃO NO PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS, RJ

Autores

  • Bárbara Pelacani Parque Estadual dos Três Picos (PETP)
  • Euzimar Silva Parque Estadual dos Três Picos (PETP)
  • Tatiana Horta Parque Estadual dos Três Picos (PETP)
  • Thabta Mattos Parque Estadual dos Três Picos (PETP)

Resumo

O ecoturismo é o segmento de viagens que mais cresce no mundo, sendo que os espaços das Unidades de Conservação são importantes atrativos neste contexto. Acredita-se que o incremento da visitação deve ser acompanhado pelo planejamento das atividades, a fim de mitigar os impactos socioambientais negativos e ressaltar os pontos positivos. O presente estudo objetivou caracterizar a visitação do Parque Estadual dos Três Picos no Rio de Janeiro. Para tal, utilizou-se a análise das fichas de cadastro de visitantes preenchidas nos núcleos do Parque entre 2003 e 2012. Visando aprimorar este levantamento foi proposto um agrupamento das áreas do parque que possuem características e atividades de uso público similares. Resultando numa classificação em setores (Educação Ambiental, Administrativo, Águas, Esporte e Montanha). Os resultados revelaram uma tendência de aumento da visitação ao longo do tempo, além de um padrão de sazonalidade da visitação durante o ano. Foi constatado maior uso público nos meses mais quentes, entre dezembro e fevereiro, nos núcleos com área banho (Jacarandá e Vale da Revolta), e nos meses mais frios, entre maio e agosto, no núcleo Três Picos. As informações geradas no presente estudo são o primeiro passo para revelar o potencial ecoturístico do PETP, e consequentemente fornecer base científica à gestão estratégica direcionada ao uso público da Unidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Pelacani, Parque Estadual dos Três Picos (PETP)

Parque Estadual dos Três Picos (PETP). Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA

Euzimar Silva, Parque Estadual dos Três Picos (PETP)

Parque Estadual dos Três Picos (PETP). 

Tatiana Horta, Parque Estadual dos Três Picos (PETP)

Parque Estadual dos Três Picos (PETP). ITPA

Thabta Mattos, Parque Estadual dos Três Picos (PETP)

Parque Estadual dos Três Picos (PETP)

Referências

BRASIL. LEI N. o 9.985, de 18 de julho de 2000 - Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm >.

CAMPOS, R. M. O Parque Estadual dos Três (PETP) e sua inserção no contexto da conservação da natureza no estado do Rio de Janeiro. Niterói, 2007.

EAGLES, P. F. J. International Trends in Parks Tourism. In: EUROPARC 2001. Matrei, Austria. v. 4, n. 17, Sep. 2001.

EAGLES, P. F. J.; McCOOL, S. F.; HAYNES, C. D. Sustainable Tourism in Protected Areas: Guidelines for planning and management. Cambridge: IUCN, 2002.

FRANCIOLI, S. E.; MUÑOZ, M. M. Orígen de la biosfera en Chile Central. 2002. Disponível em: < http://www.geo.puc.cl/pdf/moreira/actualizacion_2012/LaCampanapag1_26.pdf >. Acesso em: 23 maio 2013.

ICMBIO. 2013. Guia do visitante do Parque Nacional do Itatiaia. 2013. Disponível em: < http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/ >. Acesso em: 24 maio 2013.

INEA (Instituto Estadual do Ambiente). Plano de Manejo do Parque Estadual dos Três Picos. 1. revis. 2009.

KEMOTO, S. M. Trilhas Interpretativas e sua relevância para a promoção da conservação: estudo de caso da trilha do Jequitibá. I Encontro Científico do Parque Estadual dos Três Picos. 2008. Disponível em: < http://urutau.proderj.rj.gov.br/inea_imagens/downloads/pesquisas/PE_Tres_Picos/Ikemoto_2008.pdf >. Acesso em: 22 maio 2013.

LORENZETTO, A. Turbinando o uso público em UCs do Rio de Janeiro. Disponível em: < http://www.oeco.org.br/convidados-lista/27200-turbinando-o-uso-publico-nas-ucs-do-rio-de-janeiro >. Acesso em: 22 maio 2013.

OLIVEIRA, A. C. L. et al. Cadernos de Educação Ambiental. Ecoturismo, SMA. Disponível em: < http://www.ambiente.sp.gov.br/wp-content/uploads/publicacoes/sma/5-ecoturismo.pdf >. Acesso em: 23 maio 2013.

PADINI, H. Unidades de Conservação no Brasil: o caminho da Gestão para Resultados, estudo de caso 5.1; O Desafio do uso público nas Unidades de Conservação Brasileiras, 2012.

PAULO, S. P.; CARLOS, E. C. M. Caracterização dos visitantes do parque municipal da lagoa do Peri-Florianópolis-SC: uma contribuição metodológica para a gestão da visitação em unidades de conservação. 2010. Disponível em: < http://www.univali.br/revistaturismo >.

PARQUES DA COPA 2014: Parques Estaduais do Rio de Janeiro. Disponível em: < http://download.rj.gov.br/documentos/10112/657214/DLFE-41811.pdf/10_PARQUES.pdf >. Acesso em: 22 maio 2013.

Downloads

Publicado

2013-12-31