CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA O USO PÚBLICO SUSTENTÁVEL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Résumé
Este artigo tem a pretensão de contribuir com reflexões acerca do uso público sustentável em Unidades de Conservação, especialmente na categoria Parque. Tornam-se relevantes estudos sobre territórios dessa natureza, especialmente em regiões carentes de investimentos de toda ordem, a fim de torná-las mais valorizadas pela comunidade e também pelo poder público. Este artigo é fruto de reflexões e ações oriundas de discussões em um grupo de estudo e pesquisas em Educação Ambiental (EA) de uma universidade pública do Rio de Janeiro, que culminou com a produção de um projeto de extensão para educadores ambientais da Baixada Fluminense-RJ. Discute, à luz do referencial crítico da EA, a questão da sustentabilidade e suas múltiplas vertentes; os objetivos das Unidades de Conservação e sua relação com o território e com a sociedade; a inserção social nesses territórios através da EA; bem como traz uma proposta para o uso público efetivo em Unidades de Conservação através da EA. São apontados caminhos que levam à formulação de instrumentos estratégicos que possam subsidiar atividades sustentáveis, de maneira efetiva, em Unidades de Conservação, o que representa mais uma contribuição da EA na busca por uma sociedade ambientalmente sustentável.
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