ENSINO E CONSERVAÇÃO:
DESAFIOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA REGIÃO OCEÂNICA DE NITERÓI (RJ)
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https://doi.org/10.47977/2318-2148.2024.v12n17p87Mots-clés:
Comunidade Tradicional, Educação Ambiental (EA), Interpretação Ambiental (IA), Unidades de Conservação (UC), Uso público.Résumé
O Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) e a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX-Itaipu) são unidades de conservação (UC) que guardam uma grande riqueza biológica, social e cultural em Niterói (RJ). Essas UC são palco de muitas ações ambientalistas, como o Programa de Educação Socioambiental (PESA) do Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) que busca a sensibilização da comunidade e a conexão dos visitantes com essas áreas protegidas, para a participação na gestão ambiental mediante a interação entre escolas, projetos, comunidades e universidades. O presente artigo tem como objetivo apresentar o PESA e relatar as experiências resultantes da participação dos discentes universitários. Os indicadores avaliativos do Programa são positivos, como a sua longevidade; o estabelecimento de novas parcerias formais e informais; a sua inclusão no projeto político pedagógico da escola; a observação de comportamentos positivos; a qualificação das atividades; a ampliação da diversidade das ações; o planejamento e a constante avaliação. As ações do PESA podem potencializar nos alunos um maior envolvimento com a conservação do ambiental e ser ampliado para toda a comunidade.
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