PERFIL DOS VISITANTES DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA TAQUARA, DUQUE DE CAXIAS, RJ

Autores

  • Alexandre Takio Kitagawa
  • Malena Carvalho da Costa
  • Lucas Julião Mello de Lima
  • Mônica Gonçalves Kitagawa
  • Hernani Aguiar
  • Rodrigo de Oliveira Lula Salles
  • Nathália Carina dos Santos Silva

Resumo

O processo de visitação em unidades de conservação vem aumentando nos últimos anos e pode trazer benefícios sociais e econômicos, além dos riscos ambientais decorrentes de possíveis impactos negativos. O presente estudo tem como tema o Parque Natural Municipal da Taquara, município de Duque de Caxias - RJ, que faz limite ao Norte com a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis e com a Reserva Biológica de Tinguá. Nos meses mais quentes recebe aproximadamente 4.000 visitantes por mês. Para melhoria da estrutura do local e implantação de um programa de Educação Ambiental, é necessário conhecer o perfil dos visitantes e que pode contribuir na elaboração de programas e projetos educativos. A pesquisa registrou que os visitantes são, em sua maioria, jovens oriundos da Taquara e de outros bairros vizinhos; 81% do sexo masculino e 54% apresentando apenas o primeiro grau. O principal atrativo relatado pelos entrevistados é o banho de rio/cachoeira. O baixo nível de escolaridade da maioria dos visitantes precisa ser considerado na proposição de programas de Educação Ambiental voltados para UCs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Takio Kitagawa

Guia de Turismo, Biólogo e Mestre em Ciência Animal

Malena Carvalho da Costa

Discente de graduação em Ciências Biológicas

Lucas Julião Mello de Lima

Discente de graduação em Ciências Biológicas

Mônica Gonçalves Kitagawa

Discente de graduação em Ciências Biológicas

Hernani Aguiar

Técnico em Química e Meio Ambiente

Rodrigo de Oliveira Lula Salles

Biólogo, Mestre em Zoologia, Doutorando em Zoologia

Nathália Carina dos Santos Silva

Bióloga, Mestre em Ecologia

Referências

ARAÚJO, C.D. Perfil do visitante e capacidade de carga turística em Unidade de Conservação: o caso do Parque Estadual da Ilha Grande, RJ. 2006. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

BARROS, M.I.A. Caracterização da visitação, dos visitantes e avaliação dos impactos ecológicos e recreativos do planalto do Parque Nacional de Itatiaia. 2003. 135f. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, SP, 2003.

CASTRO, J. F. et al. O perfil dos visitantes do Parque Estadual do Morro do Diabo, Estado de São Paulo. In: CONGRESSO NACIONAL DE ECOTURISMO, 1., 2007. Anais... Rio de Janeiro, 2007.

FREITAS, W.R.; MAGALHÃES, L.M.S.; GUAPYASSÚ, M.S. Potencial de uso público do Parque Nacional da Tijuca. Acta Scientiarum, Maringá, v. 24, n. 6, p. 1833-1842, 2002.

LEITE, A. P. S. Parque Natural Municipal da Taquara: o que fazer para preservar. 2012. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Gestão Ambiental, AVM. Faculdade Integrada, Rio de Janeiro. 38 fls. 2012.

LINO, C. F.; ALBUQUERQUE, J. L. Mosaicos de Unidades de Conservação no corredor da Serra do Mar. São Paulo: Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, 2007.

MALTA. R.R.; COSTA, N.M.C. Gestão do uso público em Unidade de Conservação: a visitação no Parque Nacional da Tijuca - RJ. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v.2, n.3, p. 273-294, 2009.

MOURA, C. de ET AL. Caracterização do perfil do visitante da praia de Itaquitanduva, Parque Estadual Xixová-Japuí, Baixada Santista, SP. IF Sér. Reg., São Paulo, n. 33, p. 1-11, 2008.

NIEFER, I. A. Análise do perfil dos visitantes das Ilhas do Superagüi e do Mel: marketing como instrumento para um turismo sustentável. 2002. 237 f. Tese (Doutorado em Ciências Florestais)- Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba,2002.

QUINTÃO, A.B. Evolução do conceito de Parques Nacionais e sua relação com o processo de desenvolvimento. Revista Brasil Florestal, Brasília, n. 54, p.13-28, 1983.

GONÇALVES, N. M.; HOEFFEL, J. L. M. Percepção ambiental sobre unidades de conservação: os conflitos em torno do Parque Estadual de Itapetinga – SP. Revista VITAS: Visões Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade, n. 3, jun. 2012.

RIBEIRO, Tatiana Guillon ; CRONEMBERGER, Cecília. Perfil do visitante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ECOTURISMO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, 2., CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOTURISMO, .6, 2007. Anais... Rio de Janeiro, 2007.

SILVA, N. C. dos S. et al. Consequências da atividade antrópica sobre as Unidades de Conservação estudo de caso: Parque Natural Municipal da Taquara, Duque de Caxias, RJ - Brasil. In: CONGRESSO DE BIÓLOGOS DOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E ESPÍRITO SANTO, 3., 2010. Anais... Rio de Janeiro, 2010. Resumos.

Downloads

Publicado

2013-12-31