POTENCIALIDADES E PROBLEMAS AMBIENTAIS ASSOCIADOS AO TURISMO NO FERVEDOURO DO MUMBUCA, REGIÃO DO JALAPÃO, TO

Autores

  • Núbia Nogueira do Nascimento Universidade Federal de Tocantins (UFT)
  • Guilherme Pereira de Carvalho Universidade Federal de Tocantins (UFT)
  • Rosane Balsan Universidade Federal de Tocantins (UFT)

Resumo

Este artigo é resultado do trabalho de campo realizado no Parque Estadual do Jalapão no município de Mateiros, localizado no leste do Estado do Tocantins e que faz divisa com três estados brasileiros: Bahia, Maranhão e Piauí. O estudo avaliou alguns problemas ambientais decorrentes do turismo em três locais atrativos: as Dunas do Jalapão, a comunidade Quilombola Mumbuca e o Fervedouro do Mumbuca. Este último apresentou maior índice de problemas ambientais, particularmente no tocante ao despejo de lixo em trilhas e áreas de visitação. Também foi observada a carência de infraestrutura e de políticas públicas adequadas para desenvolvimento do turismo responsável, garantindo-se a preservação dos atributios naturais da região do Jalapão. O levantamento aqui apresentado torna-se subsídio importante à medida que trata sobre a preservação ambiental do Fervedouro, bem como discutir ações das políticas públicas para que os próximos turistas e a comunidade local possam usurfruir do turismo e ecoturismo local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núbia Nogueira do Nascimento, Universidade Federal de Tocantins (UFT)

Mestranda em Geografia – UFT, Bacharel em Biblioteconomia – UFG

Guilherme Pereira de Carvalho, Universidade Federal de Tocantins (UFT)

Mestrando em Geografia – UFT, Graduado em Geografia – UFT

Rosane Balsan, Universidade Federal de Tocantins (UFT)

Dra. em Geografia UNESP, Professoa Adjunta da Universidade Federal do Tocantins - UFT – Campus de Porto Nacional

Referências

ADORNO, L. F. M. Relatório técnico conclusivo: turismo no Parque Estadual do Jalapão; identificação dos usos e proposição de medidas de controle e monitoramento. 2008.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Usos Permitidos. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/usos-permitidos>. Acesso em: 19 maio 2013.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 6. ed. Campinas: Papirus, 1998.

IRVING, M. A. Ecoturismo em áreas protegidas: da natureza ao fenômeno social. In: COSTA,Nadja Maria Castilho da; NEIMAN, Zysman; COSTA, Vivian Castilho da (Org.). Pelas trilhas do ecoturismo. São Carlos: Rima, 2008. p. 1-15.

MENDES, L. R. Aplicação de técnicas de geoprocessamento para análise geomorfológica do Parque Estadual do Jalapão (TO) e seu entorno. 2008.78 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)- Pós-gradução em Geografia, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

RUSCHMANN, D. Van de M. (Coord.). Diagnóstico e análise preliminar do potencial ecoturístico da região do Bico do Papagaio. Palmas: Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAN); Diretoria de Meio Ambiente e Recursos Hidríco (DMA), 2001.

_____________. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas, SP: Papirus, 1997. (Coleção turismo).

SANTOS, P. A. dos. A utilização das geotecnologias para o mapeamento e analise multitemporal da cobertura vegetal do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) – Tocantins. 2008. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2008.

TOCANTINS. Áreas protegidas do Tocantins. Disponível em: <http://areasprotegidas.to.gov.br/conteudo.php?id=6>. Acesso em: 3 abr. 2013.

______. Jalapão: Tocantins. Disponível em: <http://jalapao.to.gov.br/localizacao/73>. Acesso em: 5 abr. 2013a.

______. Parque Estadual do Jalapão. Disponível em: <http://www.gesto.to.gov.br/uc/45/>. Acesso em: 4 abr. 2013b.

______. SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE( SEPLAN). Plano de Manejo do Parque Estadual do Jalapão. Palmas: 2004, 219 p. Disponível em: < http://sinat.naturatins.to.gov.br/site/unidades_conservacao/docs/jalapao/pej_encarte_planejamento.pdf >. Acesso em: 20 maio 2013c.

VIEIRA, V. M. M.; PASSOLD, A. J.; MAGRO, T. C. Impactos do uso público: um guia de campo para utilização do método VIM. In: CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, 2., 2000, Campo Grande. Anais... Campo Grande, Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação. v. 1, p. 296-305, 2000.

VON BEHR, M. Jalapão: sertão das águas. São José dos Campos, SP: Somos Editora, 2004

Downloads

Publicado

2013-12-31