Sobre a Revista

A Ziz é uma revista científica discente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF). O objetivo da revista é proporcionar um espaço de divulgação de pesquisas de pós-graduandos e graduandos em Ciência Política e áreas afins, visando a integração e o reconhecimento dos discentes no processo de produção de conhecimento científico.

 

TIPOS DE PUBLICAÇÃO

A revista aceita a submissão de trabalhos originais e inéditos, tanto nacionais quanto internacionais, no formato de artigos, resenhas, relatos de pesquisa, resumos de monografias, traduções e entrevistas. Os trabalhos devem estar redigidos em português, espanhol ou inglês.

As publicações devem estar inseridas em uma das quatro linhas de pesquisa do PPGCP/UFF, que são:

  1. Teoria Política;
  2. Interpretações do Brasil;
  3. Estado, Economia e Políticas Públicas;
  4. Política Internacional.

Para informações mais detalhadas sobre cada linha de pesquisa, acesse:  PPGCP/UFF - Linhas de pesquisa

 

PERIODICIDADE E FLUXO DE PUBLICAÇÃO

As publicações serão feitas em fluxo contínuo com edições de periodicidade semestral (janeiro a junho; julho a dezembro).

 

POLÍTICA DE ACESSO E SUBMISSÃO

Todo o conteúdo da revista é de livre acesso, visando a plena comunicação científica e a democratização do conhecimento. A submissão de trabalhos não requer pagamento em nenhuma circunstância.

Todo o conteúdo da Ziz, exceto onde identificado, é disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Todos os trabalhos passarão primeiro pelo processo de desk review, a fim de garantir que o material esteja dentro das normas de submissão e da área científica exigida.

Em seguida, as submissões passarão por avaliações estilo double blind peer review, com exceção de traduções e entrevistas. As traduções e as entrevistas passarão por uma avaliação da equipe editorial que julgará a relevância do material tendo em vista os interesses de publicação da revista.

As avaliações às cegas serão feitas por dois avaliadores ad hoc, de forma que a titulação dos avaliadores será sempre, no mínimo, um grau acima da titulação do autor do trabalho submetido. Caso o corpo editorial julgue necessário, um terceiro avaliador poderá ser consultado.

Os avaliadores emitirão um parecer de aceitação ou rejeição do trabalho, elaborado de acordo com as Diretrizes para Avaliadores da Ziz, a fim de garantir a primazia dos interesses científicos, da ética profissional e dos interesses de publicação da revista.

 

COPYRIGHT

Os direitos autorais serão atribuídos automaticamente a Da Revista (Ziz – Revista Discente de Ciência Política) e do Autor quando publicados.