Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Nenhum valor será cobrado em nenhuma parte do processo, desde a submissão até a efetiva publicação do trabalho.
  • URLs para as referências deverão ser indicadas nas partes correspondentes do texto e possuírem disponibilidade para acesso .
  • O texto deverá seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nos quatro tópicos da parte de Diretrizes para Autores,
  • Deverá ser indicado, na caixa "Comentários ao Editor", a titulação dos(as) autores(as) e a linha de pesquisa em que o artigo se encaixa.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

1) Anonimidade do Arquivo

Os trabalhos submetidos não devem conter informações que permitam identificar sua autoria. As únicas situações em que o autor deverá inserir seus dados são: no formulário de submissão e no cadastro do sistema. Assim, demais anexos enviados à equipe editorial também não devem conter quaisquer identificações pessoais.

Você não deve se identificar em nenhum lugar do corpo textual submetido.  Em caso de referências a outras obras de mesma autoria, elas devem ser identificadas como qualquer outra obra, com “Autor (ANO, página)”. A anonimidade dos materiais é essencial para a double blind peer review (avaliação duplo-cego, na qual o avaliador desconhece a identidade do autor e vice-versa). Pedimos que os autores também apaguem possíveis informações de propriedade (metadados) do documento.

Para tanto, siga as instruções para garantia da anonimidade do documento (forma geral):

  • No ícone do arquivo fechado, clique com o botão direito no ícone do documento e clique em "Propriedades";
  • Em seguida, clique na aba "Detalhes";
  • Na parte mais baixa da janela, clique em "Remover Propriedades e Informações Pessoais";
  • Escolha a opção "Remover as seguintes propriedades deste arquivo:", clique em "Selecionar tudo" e depois aperte "OK".

Para a remoção de metadados com o arquivo aberto no Word:

  • Clicar no painel ‘’Arquivo’’ no canto superior esquerdo
  • Em seguida, na aba ‘’Informações’’, clicar em "Inspecionar Documento’’.
  • Após terminada a inspeção do documento, a opção ‘’Remover Tudo’’ estará disponível como opção. Feita a remoção, pode-se fechar a aba.

 2) Identificação do autor e do texto submetido (no site da revista):

  • Para realizar a identificação no sistema interno, preencha as informações solicitadas no painel de submissões da revista.
  • Os trabalhos submetidos podem estar redigidos em português, espanhol ou inglês, devendo ser ressaltada a língua principal.
  • Os autores devem ser graduando(s) ou pós-graduando(s) em Ciência Política, Ciências Sociais ou áreas afins, e devem indicar na caixa "Comentários ao Editor" sua titulação: graduando(a)/graduado(a), mestrando(a)/mestre, doutorando(a)/doutor(a).
  • O autor deve indicar para qual linha de pesquisa está submetendo o trabalho, também na caixa "Comentários ao Editor". Você poderá encontrar a lista de linhas de pesquisa em Sobre a revista.

3) Originalidade:

O texto deve ser original e inédito, e não estar sendo avaliado por outra revista. Caso o trabalho esteja em avaliação por outra revista, deve-se justificar em “Comentários ao Editor”. A originalidade e o ineditismo devem ser verificados na abordagem do tema proposto, o que será propriamente apontado no processo de avaliação. Tal questão temática se insere no campo das palavras-chave das linhas de pesquisa.

O título e o subtítulo devem ser o mais objetivos possível, para que não se distancie da temática proposta e possa facilitar o processo da avaliação editorial. O título deve fazer referência direta ao tema central do texto e o subtítulo ao seu desdobramento, objetivo ou metodologia.

Todos os trabalhos publicados pela revista devem se atentar à autenticidade de seu conteúdo, o que garante credibilidade científica ao processo. Logo, atenção especial deve ser dada quanto ao plágio e autoplágio. Se houver citação de trabalhos dos próprios autores, esses devem ser referenciados no texto submetido. Recomendamos que os autores submetam seus manuscritos a programas de verificação de plágio disponíveis gratuitamente em sites de procura.  Para mais informações sobre plágio, a UFF disponibiliza uma cartilha aberta para consulta no link: http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf .

Só serão aceitas resenhas de livros publicados há, no máximo, 5 anos.

Os autores deverão informar a equipe editorial sobre o recebimento de eventuais financiamentos institucionais para sua pesquisa, inclusive bolsas (instituição financiadora); ou declarar que não há financiamento.

4) Formatação do texto:

  1. Tamanho: Artigos e resumos de monografia devem conter entre 15 e 25 páginas; relatos de pesquisa não devem exceder 15 páginas; traduções não devem exceder 30 páginas; resenhas e entrevistas não devem exceder 5 páginas;
  • Todos os elementos do trabalho devem estar dentro do limite de páginas, incluindo tabelas, imagens e referências bibliográficas;

 

  1. Formatação em Word: (ABNT NBR 6022:2018)
    1. Corpo do texto: tipografia Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5;
    2. Rodapés: tipografia Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples. As notas devem ser digitadas dentro das margens, por um espaçamento simples e um filete de 5cm a partir da margem esquerda.
    3. Não deve haver espaçamento entre parágrafos;
    4. São permitidos trechos em itálico, especialmente em nomes de obras e periódicos, mas não são permitidos trechos em negrito ou sublinhados;
    5. figuras e tabelas devem estar inseridas no corpo textual (não devem estar no final do texto, como anexos);
    6. As margens devem estar configuradas como: superior e inferior (2cm), esquerda e direita (3 cm).

 

  1. Artigos, relatos de pesquisa e resumos de monografia redigidos em língua estrangeira (inglês e espanhol) devem conter (ABNT NBR 6028:2018):

 

    1. título/subtítulo em idioma estrangeiro (inglês ou espanhol)
    2. um resumen/abstract de no mínimo 150 e no máximo 300 palavras em inglês e também em espanhol,
    3. de três a cinco keywords/palabras clave (palavras-chave) em inglês e espanhol,
    4. um resumo e palavras-chave em português.

 

OBS: Textos em português deverão apresentar abstract e resumen e três a cinco keywords/palabras-clave em inglês e espanhol para além do resumo e palavras-chave originais.

 

  1. Citações diretas (ABNT NBR 10520:2023) dentro do corpo do texto, deverão ter até três linhas e devem estar entre aspas. A referência deve ser indicada após a citação, contendo sobrenome do autor, ano da publicação e página. Exemplos: 1) "coincidências parciais e acidentais entre as ambições, ideias e estratégias dos líderes e os temores, feridas e ódios de seus seguidores" (Appadurai, 2019, p. 20). ; 2) Segundo Appadurai (2019, p. 20) ‘’coincidências parciais e acidentais entre as ambições, ideias e estratégias dos líderes e os temores, feridas e ódios de seus seguidores’’.

 

  1. Citações diretas com mais de três linhas (NBR 10520:2023) deverão ser separadas do corpo texto, ter recuo de 4 centímetros à esquerda, espaçamento simples, fonte idêntica à do texto e tamanho 10. A referência deve ser indicada ao final da citação, seguindo o padrão exemplificado acima;

 

  1. Epígrafes ou citações diretas que aparecem no início ou ao final de seções do texto não são permitidas.

 

  1. Citações diretas em outros idiomas (NBR 10520:2023) no corpo do texto podem aparecer na forma original ou traduzida.

 

  • Caso apareça o original, a tradução deve constar em nota de rodapé; caso apareça a tradução, o original deve estar no rodapé; a autoria da tradução deve ser indicada na referência, Exemplo:(WEBER: 1975, p. 122, tradução nossa).

 

  1. Referências bibliográficas (ABNT 6023:2018) deverão ser apresentadas no final do trabalho e em ordem alfabética, seguindo as normas vigentes da ABNT; URLs de referências deverão ser informados quando disponíveis; As referências devem estar organizadas em lista, com alinhamento à esquerda, tamanho de fonte 12, espaçamento simples e com uma linha em branco de espaço entre elas.

 

 

  1. Imagens (ABNT NBR 6023:2018), inclusive tabelas e gráficos, devem ser identificadas com título imediatamente acima e legenda imediatamente abaixo das mesmas, e devem ser mencionadas no corpo do texto da forma como foram identificadas no título (Tabela 1). Os elementos devem ser de fácil visualização e seguir as normas da ABNT: podem ser indicadas pela abreviatura il. separada por vírgula e sucedida da descrição física. É possível identificar se a imagem é colorida ou preto em branco através das abreviaturas color. ou p&b.

 

  1. Bases de dados: (ABNT NBR 6023:2018) os autores devem disponibilizar as bases de dados utilizadas, se houver, em formato que possa ser acessado através dos softwares R, SPSS ou Excel. As bases de dados serão mantidas no arquivo da revista com a exclusiva finalidade de verificação das informações.
  • se a base de dados tiver sido adquirida em site de terceiros, também é necessário disponibilizar o link pelo qual é possível acessá-los.
  • deve-se disponibilizar legendas de identificação das variáveis, caso as mesmas não estejam devidamente identificadas nas bases de dados disponibilizadas.
  • todos os microdados que se referirem a seres humanos deverão garantir a anonimidade dos sujeitos;
  • a equipe editorial se reserva o direito, a qualquer momento, de requisitar explicações detalhadas sobre o tratamento dos dados, incluindo instruções de replicação dos processos estatísticos;
  • quaisquer modificações estruturais dos dados, como fusão de bancos de dados, transformações de variáveis ou outros, deverão ser informados à equipe editorial;

Recomenda-se a disponibilização de documentos que possam ser relevantes para a revisão dos trabalhos, como questionários de surveys, anotações de campo e outros;

Informações Adicionais

Todos os trabalhos passarão por um processo de edição para adequação à publicação, e modificações estruturais poderão ser sugeridas pelos editores e revisores aos autores, incluindo a eventual modificação de título. Tal processo será de ampla negociação com os autores.

Ao submeter trabalhos para avaliação, o autor se compromete a responder, por e-mail, a qualquer contato da equipe editorial, em até 10 (dez) dias corridos, de forma que a falha na comunicação poderá ser considerada como desistência de publicação do trabalho.

Em eventual excesso de submissões, a revista se reserva a não apreciar a submissão, todavia se comprometendo, na medida do possível, a comunicar-se com o autor.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.