Chamada aberta: artigos livres e dossiê Mídia e Política
Dossiê Mídia e Política: A Relação Histórica e Historiográfica Entre os Meios de Comunicação e a Política
A Revista Ziz convida pesquisadores de Ciência Política e áreas afins a submeter trabalhos para a segunda edição. Os trabalhos serão recebidos por fluxo contínuo e publicados conforme a aprovação. Estamos aceitando trabalhos livres, dentro do escopo da revista, e trabalhos voltados para o dossiê Mídia e Política. Aceitamos trabalhos em português, inglês e espanhol.
Convidamos todos(as) os(as) graduandos(as) e pós-graduandos(as) da Ciência Política e áreas afins a submeterem em português, inglês ou espanhol seus artigos, resenhas, relatos de pesquisa, resumos de monografias, traduções e entrevistas, nos termos das diretrizes para autores e de acordo com linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense.
Confira abaixo a chamada do dossiê:
A relação entre mídia e política é secular. Da ressurreição da Ku Klux Klan após o sucesso de O Nascimento de Uma Nação, passando por Adolf Hitler utilizando o rádio como instrumento de divulgação inédito, até a influência das redes sociais sobre a ascensão da extrema-direita no contemporâneo: os meios de comunicação - em particular quando surgem - historicamente exerceram papel fundamental sobre os fatores políticos, tornando-se fundamentais na constituição e manutenção de muitos regimes. Assim sendo, há o entendimento de que não somente as condições de divulgação das ideias dos diferentes atores políticos não competem com uma capacidade (re)produtiva de mesma intensidade a fim de gerar consensos políticos, como também de que, como sabido desde Aristóteles, a mudança na forma exprime uma transformação no conteúdo. Para McLuhan, o “meio é a mensagem”, ou seja, o legado do impacto de uma mensagem depende vitalmente das características do meio onde foi transmitida.
Logo, o desenvolvimento das potencialidades tecnológicas insere mudanças de estratégia política, vide o rádio usado no governo de hegemonia varguista (manutenção das condições do golpe de 30) e na campanha da legalidade de Brizola (resistência em 1962 contra o golpe de Estado emergente). Acontecimentos tecnológicos que surgem como possibilidades de seu tempo, fazendo emergir acontecimentos imprescindíveis, de modo que a tecnologia não é amálgama de outro meio de comunicação, mas especificidade do plasma de seu zeitgeist - elemento precioso para a Teoria da História.
A proposta deste dossiê é, através de uma perspectiva historiográfica, receber trabalhos que tratem da relação entre comunicação e política. A ideia é oferecer um panorama geral da simbiose entre os dois campos, e trabalhar suas reconstruções através de um espaço-tempo heterogêneo. Desta forma, será possível contribuir para o estado da arte ao fornecer insumos amplos para três campos distintos: História, Comunicação e Ciência Política. Dito isso, procura-se abrir um espaço de discussão interdisciplinar para que se elabore e exponha essa relação profícua entre as tecnologias e as tendências de comunicação e a antiga arte da política de gerenciar os afetos de modo a acrescentar debates históricos ou retomar na historiografia novas perspectivas.
Submissões podem ser voltadas para, mas não limitadas, aos seguintes eixos temáticos:
- I) Mídia e autoritarismo (exemplo: Nazismo e rádio, extrema-direita e redes sociais, O Nascimento de Uma Nação e Recrutamento na KKK, o modus operandi de Steve Bannon etc.)
- II) O papel da mídia impressa nas campanhas políticas (ex: Diferentes estéticas de revistas ao retratar diferentes políticos; efeitos do McCarthismo na mídia).
III) Mídia e ideologia (exemplo: os documentários nazistas de Leni Riefenstahl; discurso revanchista dos programas policiais vespertinos)
Organizado por:
Sergio Schargel - Doutorando em Ciência Política pela UFF, doutorando em Comunicação pela UERJ. Contato: sergioschargel_maia@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0215890727285473. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5392-693X.
Bernardo Brum - Mestrando em Comunicação Social. Contato: bernardodibrum@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8881604524185552
João Pedro Passos de B. Borges - Discente do curso de licenciatura em História pela UFTM. Contato: passospbb@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7779284634001288. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3365-4997.