Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-12-23. Leia a versão mais recente.

Eleições nos municípios

as campanhas de PDT e PSDB de Botucatu em 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/ziz.v1i2.53802

Palavras-chave:

Campanhas eleitorais, Eleições municipais, Eleições 2016

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a organização das campanhas municipais, do processo de seleção de líderes e diálogo entre diretórios às estratégias de comunicação. Para isso, selecionamos as campanhas de PDT e PSDB em 2016 de Botucatu, cidade do interior de São Paulo. Examinamos a dinâmica financeira e realizamos entrevistas com os líderes partidários. Os dados foram discutidos à luz do conceito de profissionalização das campanhas eleitorais que pautam também as nossas hipóteses. Concluímos que esse processo se dá de forma desigual, a depender do aporte financeiro, que os partidos mesclam práticas modernas e tradicionais devido à limitação de recursos, e que os líderes concentram poder decisório em todas as fazes do pleito, da definição de candidatos às estratégias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mércia Alves, UFPR

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Ciência Política e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. Foi pesquisadora visitante na Área de Ciencia Política y de la Administración na Universidad de Salamanca, Espanha. Foi editora chefe da revista Agenda Política (ISSN 2318-8499) entre 2017 e 2021. É editora assistente da Aurora - Revista de Arte, Mídia e Política (ISSN 1982-6672), e Editora Adjunta da Teoria & Pesquisa: Revista de Ciência Política (ISSN 2236-0107). Foi bolsista FAPESP durante o Mestrado e Doutorado. É membro dos grupos de pesquisa Comunicação Eleitoral - CEL (UFPR), do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política - NEAMP (PUC-SP), e do Comunicação Política, Partidos e Eleições (UFSCar). Desenvolve pesquisas na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, principalmente nos temas: Mídia e Eleições, Campanhas Eleitorais, Profissionalização de Campanhas, Campanhas Locais, e Metodologia de Pesquisa. Professora substituta do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Referências

BRAGA, Maria do Socorro Sousa; SPECK, Bruno Wilhelm. Organização Partidária e Carreiras Políticas no nível local. XII Brazilian Studies Association (BRASA), 20 a 23 de agosto de 2014, Londres, 2014.

BRAGA, Maria do Socorro Sousa; PIMENTEL Jr, Jairo. Estrutura e organização partidária municipal nas eleições de 2012. Cadernos ADENAUER (São Paulo), v. 2, p. 13-36, 2013.

FARRELL, David M. Political parties in a changing campaign environment. In. CROTTY, Willian; KATZ, Richard S. Handbbok of party politics. Sage Publication ltd, 2009.

FARRELL, David M; WEB, Paul. Political Parties as Campaing Organization. In. DALTON, R; WATTENBERG, M. (EDs.). Parties without Partisans: political changes in advanced industrial democracies. 1ª Ed. Oxfor University Press, 2002.

GIBSON, R. Measuring the Professionalization of Political Campaigning: a Six Country Study. ISC Brownbag Seminar Series. nov, 2008.

GIBSON, R; ROMMELLE. A. Mensuring the profissionalization of political campaigning. Party Politics. Vol 15. No 3, 2009.

GUARNIERI, F. H. E. A força dos partidos "fracos". Dados, Rio de Janeiro, v. 54, 2011, p. 235-258.

KERBAUY, M. T. M. Federalismo, descentralização e democracia. Sociologia, Araraquara, v. 10, 2001.

Autor.

MANIN, Bernard. A democracia do público reconsiderada. Novos Estudos Cebrap, no 97, São Paulo. 2013. 115-127.

MANIN, Bernard. As metamorfoses do governo representativo. Revista brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, ano 10, n. 29, 1995.

MARTINS, Joyce Miranda Leão. PT e PSDB na democracia de público brasileira: estratégias partidárias vitoriosas no novo jogo eleitoral. 169 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

MAZZOLENI, Gianpietro. La comunicación política. Alianza Editorial. Madrid, 2010.

MAZZOLENI, Gianpietro. The international encyclopedia of political communication. Wiley Blackwell. Vol.3, 2015.

Autor.

ORTUNES, L.; MARTINHO, S.; CHAIA, V. L. M. Lideranças políticas no Brasil: da Teologia da Libertação ao Neofundamentalismo. Revista Brasileira De Ciência Política, p. 195-232, 2019.

PANEBIANCO, Ângelo. Modelos de Partido: organização e poder nos partidos políticos. São Paulo, Martins Fontes, 2005.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Versões

Como Citar

Alves, M. (2022). Eleições nos municípios: as campanhas de PDT e PSDB de Botucatu em 2016. ZIZ - Revista Discente De Ciência Política, 1(2). https://doi.org/10.22409/ziz.v1i2.53802