Mídia e Democracia
Os Diferentes Papéis dos Meios de Comunicação de Massa nas Sociedades Contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.22409/ziz.v2i1.54300Palavras-chave:
Democracia, Mídia, Agente Econômico, Esfera Pública, Partidos PolíticosResumo
O presente artigo, baseado na literatura produzida por importantes pensadores que têm estudado a relação entre mídia e democracia, desde os seus primórdios, apresenta uma breve descrição e análise dos principais papéis desempenhados pelos meios de comunicação de massa nas sociedades contemporâneas. Esta é uma tentativa de descrever e analisar como os meios de comunicação de massa assumiram, de forma silenciosa, uma centralidade quase absoluta no cotidiano das populações na atualidade. E, quando se usa aqui a expressão “de forma silenciosa”, é porque a mídia está tão integrada às atividades humanas que ela nem é mais percebida. O artigo está divido em cinco diferentes seções, as quais correspondem as principais funções desempenhadas pelos meios de comunicação atualmente. Na primeira seção, tem-se a introdução, com a apresentação da temática e alguns dados históricos. Na segunda seção, a descrição da transformação dos meios de comunicação em empresas capitalistas privadas, ou agentes econômicos, e suas implicações para as suas funções fim nas sociedades atuais. Na terceira seção, a descrição e análise do papel de principal plataforma para a manifestação da esfera pública exercido pelos meios de comunicação de massa, e todos os seus desdobramentos. Na quarta seção, a descrição e análise da influência dos meios de comunicação para o enfraquecimento dos partidos políticos como uma das principais organizações representantes da sociedade civil no modelo de democracia representativa atual. Na quinta seção, as considerações finais, em que se conclui que a gama de papeis desempenhados pelos meios de comunicação de massa na atualidade são contraditórios com relação às suas funções fim.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Afonso de. Another “Fourth Branch”: press and political culture in
Brazil. Journalism 6 (4): 486-504, 2005.
BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política. 2. ed. Rio de Janeiro, 1987.
BOURDIEU, Pierre. Sobre televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
CASTELLS, Manuel. The rise of the network society. Oxford: Blackwell Publishing, 2000.
CHAMPAGNE, Patrick. La vision médiatique. In : BOURDIEU, Pierre. La misère du monde. Paris : Seuil, 1993.p. 61-79.
DAHL, Robert A. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
DIAS, Reinaldo. Ciência política. São Paulo: Atlas, 2010.
FONSECA, Francisco. Mídia, poder e democracia: teoria e práxis dos meios de comunicação. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 6, p. 41-69, 2011.doi: 10.1590/S0103-33522011000200003
FONSECA, Francisco. Mídia e esfera pública: reflexões sobre o caráter mercantil, privado e liberal dos meios de comunicação de massa. Revista Communicare, v. 10, p. 45-57, 2010.
GHIGLIONE, Rodolphe ; BROMBERG, Marcel. Discours politique et télévision. Paris:
Presses Universitaires de France, 1998.
GOMES, Wilson; MAIA, Rousiley, C. M. Comunicação e democracia: problemas e perspectivas. São Paulo: Pulus, 2008.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. São Paulo: UNESP, 2014. Originalmente publicado em 1962.
HABERMAS, Jurgen. Direito e democracia: entre a facilidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
HERMAN, Edward; CHOMSKY, Noam. Manufacturing consent. New York: Routledge, 1988.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. W. Dialectic of enlightenment. Stanford: Stanford University Press, 2002.
KANT, Immanuel. Paz perpétua. F. Nicolovius, 1795
LIMA, Venício A. Mídia, teoria e política. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2012.
LIMA, Venício A. Sete teses sobre a relação mídia e política. Revista USP, n. 61, p. 48-57, mar./maio 2004.doi: 10.11606/issn.2316-9036.v0i61p48-57
LIPPMAN, Walter. Public opinion. New York: Harcourt, Brace and Co, 1922.
MANIN, Bernard. As metamorfoses do governo representativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 29, out. 1995. Disponível em: <http://anpocs.com/images/stories/RBCS/rbcs29_01.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2022.
MIGUEL, Luís F. Retrato de uma ausência: a mídia nos relatos da história política do Brasil. Revista Brasileira de História, v. 20, n. 39, p. 190-199, 2000.doi: 10.1590/S0102-01882000000100008
MIGUEL, Luís F.; BIROLI, Flávia (Orgs.). Mídia, representação e democracia. São Paulo: Hucitec, 2010.
NORRIS, Pipa. The Watchdog role of journalists: Rottweilers, Alsatians or Poodles? In the Oxford Handbook of Public Accountability. Oxford University Press, 2012.
POPPER, Karl; CONDRY, John. Televisão: um perigo para a democracia. Lisboa: Gradiva, 1995.
PUTNAM, Robert D. Bowling alone: America’s declining social capital. Journal of Democracy, v. 6, n. l, p. 65-78, 1995. doi: 10.1353/jod.1995.0002
SANTOS, José R. O que é comunicação. Lisboa: Difusão cultural, 1992.
SARTORI, Giovanni. Homo videns: televisão e pós-pensamento. Bauru: EDUSC, 2001.
SARTORI, Giovanni. A teoria da democracia revisitada: o debate contemporâneo. São Paulo: Ática, 1994.
THOMPSON, John B. The media and modernity: a social theory of the media. Stanford: Stanford University Press, 1995.
WILLIAMS, Raymond. Resources of hope: culture, democracy, socialism. London; New York: Verso, 1989.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-12-07 (2)
- 2023-12-07 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ZIZ - Revista Discente de Ciência Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.