Distorções do Passado

A Memória Coletiva e o Golpe Militar de 1964

Autores

  • Leonardo Lopes de Mendonça Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Palavras-chave:

Luta de Classes, Neoliberalismo, Golpe Militar, Negacionismo

Resumo

O artigo a seguir dedica-se a discutir as distorções da memória coletiva brasileira e, especificamente, as motivações por trás das disputas pelas narrativas dos acontecimentos das rupturas democráticas de 1964. Os argumentos apresentados apontam para a confluência de fatores como a aliança do setor militar e das classes dominantes e o modelo neoliberal com seus efeitos na vida cotidiana, com o objetivo de apagar a consciência coletiva acerca das tensões sociais ou da luta de classes. Para tal, o texto vale-se das considerações dos professores Marcos Napolitano e Rodrigo Turin acerca de suas reflexões sobre o negacionismo e o revisionismo histórico e da “aceleração do tempo” como dimensão da dinâmica social do neoliberalismo, respectivamente. Como chave interpretativa, esses conceitos abrem valorosas elucidações para todos os interessados em uma leitura ampla dos espectros políticos e sociais do Brasil contemporâneo.  Espera-se que o presente ensaio sirva como ferramenta reflexiva no auxílio de trabalhos futuros que visem compreender a atual conjuntura partindo da disputa pela memória coletiva nacional, principalmente quanto ao maior trauma institucional percebido no último século: a ditadura militar. Trazer à tona a discussão em torno da memória do mais recente período de ruptura democrática constitui elemento basilar para explicar a luta de classes no Brasil contemporâneo, pois as forças políticas em tensão, em grande medida, podem ser consideradas sob a perspectiva da continuidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Lopes de Mendonça, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); graduado em História pela Universidade de Brasília (UNB). E-mail: leo23lopesmendonca@gmail.com      

Referências

ABREU, Marcelo de Paiva. A Ordem do Progresso: cem anos de política econômica republicana. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

BETHELL, Leslie. (org.) História da América Latina após 1930: Estado e política. – 1ªed., 1ª reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

BRASIL. Diário do Congresso Nacional de 29 de agosto de 1961. p.167. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividadelegislativa/plenario/discursos/escrevendohistoria/emenda-parlamentarista/pdf/diario-do-congresso-nacional-de-29-08-61. Acessado em: 05/12/2021.

FICO, Carlos. História do Brasil Contemporâneo. 1ª ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2019.

FICO, Carlos. O Golpe de 1964: momentos decisivos. Rio de Janeiro: FGV, 2014.

HERRERA, Genaro A. El Pensamiento Político de los Militares: estudios sobre Chile, Argentina, Brasil y Uruguay. – 2ªed. – Santiago: Centro de Investigaciones Socioeconómicas, 1986.

HIPPOLITO, Lucia. De Raposas e Reformistas: o PSD e a experiência democrática brasileira (1945-1964). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

NAPOLITANO, Marcos. Negacionismo e Revisionismo Histórico. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanesi. Novos Combates pela História: desafios – ensino. Campinas: Contexto, 2021. p. 85-114.

NAPOLITANO, Marcos. História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.

PEREIRA, Mateus; ARAUJO, Valdei. Atualismo 1.0: como a ideia de atualização mudou o século XXI. Mariana, MG: Editora SBTHH, 2018.

TURIN, Rodrigo. Tempos Precários: aceleração, historicidade e semântica neoliberal. Rio de Janeiro: Zazie, 2019.

: o Brasil entre armas e livros. Lucas Ferrugem e Filipe Valerim. Porto Alegre: Brasil Paralelo, 2019. 1 DVD (127 min).

Downloads

Publicado

2023-12-07 — Atualizado em 2023-12-07

Versões

Como Citar

Lopes de Mendonça, L. (2023). Distorções do Passado: A Memória Coletiva e o Golpe Militar de 1964. ZIZ - Revista Discente De Ciência Política, 2(1), e005. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ziz/article/view/54355