Linguagem, Propaganda e Política Educacional:

O que se propaga e o que se faz na educação pública durante o governo Bolsonaro

Autores

  • André Luiz Pereira de Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Maria Pereira Lima Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22409/ziz.v3i2.61512

Palavras-chave:

Propaganda, Bolsonaro, SISU, Universidade Federal, Educação

Resumo

Nesse artigo, a partir da Análise de Discurso Crítica (ADC) e da Gramática do Design Visual (GDV), analiso o significado representacional e a metafunção representacional na propaganda do SISU, referenciado por notícias da imprensa, sobre o ensino superior público no governo Bolsonaro. O gênero propaganda encontra no consumo a sua finalidade, pregando ideologias, e contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de massa. Ao analisar a propaganda do governo do ex-presidente Bolsonaro sobre o acesso à universidade pública, a ideia é observar a relação entre o que se propaga/vende e o que se faz nesses espaços, em termos de políticas públicas. Assim, procuro responder à seguinte questão: Como o significado representacional e a metafunção representacional estão presentes na propaganda do SISU durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro? Minha hipótese é de que, durante a gestão do ex-presidente, enquanto anúncios do governo vendiam SISU como um caminho de oportunidades, notícias informavam o desmonte nas universidades federais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com procedimento bibliográfico e documental, de cunho descritivo-analítico, que está dividida em seis seções. Paralelamente, trago notícias de algumas das principais empresas de comunicação brasileira sobre os investimentos (ou a falta deles) nessas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Pereira de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB); Mestrando Interdisciplinar em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ana Maria Pereira Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. PROUNI – Apresentação. Portal do MEC, 2018. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/prouni-sp-1364717183 > acesso em 31 de outubro de 2023.

BRASIL. Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010. Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação, para seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior dele participantes. Diário Oficial da União, Brasília, ano 147, n. 18, seção 1, 27 de janeiro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=3154-port-norm-02-2010&Itemid=30192. Acesso em: 31 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. O que é o FIES. MEC, 2023. Disponível em < http://portalfies.mec.gov.br/?pagina=faq > acesso em 31 de outubro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. O que é o SISU. Disponível em < https://acessounico.mec.gov.br/sisu > acesso em 15 de junho de 2024.

CAMPOS, Maria Malta. A Qualidade da Educação em Debate. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 22, jul-dez, 2000. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2215/2173>. Acesso em: 31 de outubro de 2023.

CARTA CAPITAL. Bolsonaro promove novo congelamento e zera caixa de universidades e institutos federais. Revista Carta Capital, 2022. Disponível em < https://www.cartacapital.com.br/educacao/governo-bolsonaro-promove-novo-congelamento-e-zera-o-caixa-de-universidades-e-institutos-federais/ > acesso em 07 de nov. 2023.

CARTA CAPITAL. Universidades vivem caos orçamentário e dificuldade para pagar bolsa. Revista Carta Capital, 2022. Disponível em < https://www.cartacapital.com.br/educacao/universidades-vivem-caos-orcamentario-e-dificuldades-para-pagar-bolsas-de-pesquisa/ > acesso em 07 de nov. 2023.

CHAUÍ, Marilena Sousa. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas / Marilena Chauí – 9. Ed. – São Paulo: Cortez, 2001.

CNN BRASIL. 63% da riqueza está nas mãos de 1%, diz relatório. Disponível em < https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/desigualdade-63-da-riqueza-do-brasil-esta-nas-maos-de-1-da-populacao-diz-relatorio-da-oxfam/ > acesso em 08 de junho de 2024.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança Social. Tradução de Izabel Magalhães. Brasília, DF: Editora UnB, 2001.

FERNANDES, Alessandra Coutinho. Análise de discurso Crítica: para a leitura de textos da contemporaneidade. Curitiba: Intersaberes, 2014.

GALILEU. Verbas para custeio nas universidades federais caiu 45% no governo Bolsonaro. Revista Galileu educação, 2022. Disponível em < https://revistagalileu.globo.com/sociedade/educacao/noticia/2022/10/verba-para-custeio-de-universidades-federais-caiu-45percent-no-governo-bolsonaro.ghtml > acesso em 07 de nov. 2023.

GONÇALVES, Edil de Souza. As propagandas do ENEM, PROUNI e FIES no processo de ampliação do acesso ao ensino superior. Universidade Estadual de Campinas. Dissertação de mestrado, Campinas, 2020.

HASTENREITER FILHO, Horácio Nelson. A Universidade Pública Brasileira e o Processo de Desconstrução em Curso. Org. Renata Alvarez Rossi e João Martins Tude, 2021.

JORNAL DE BRASÍLIA. Repasse a universidades no governo Bolsonaro regrediu a níveis anteriores a 2013. Disponível em < https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/brasil/repasse-a-universidades-federais-no-governo-bolsonaro-regrediu-a-nivel-anterior-a-2013/ > acesso em 18 de junho de 2024.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.

LIMA, Cássia Helena Pereira; MONTA, Sônia Mara de Oliveira. Gramática do Design Visual. Análise de uma matéria sobre o trabalho publicado em revista de grande circulação. Incursões semióticas: teoria e prática de Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crítica do Discurso: Livre Expressão Editora: Rio de Janeiro, 2009. Cap. 2, p. 30 – 47.

MAGALHÃES, Izabel; MARTINS, André Ricardo; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de Discurso Crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.

MARTINS, Antonio Carlos Pereira. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cirúrgica Brasileira, v. 17, p. 04-06, 2002.

MIRANDA, Gustavo Lima de. A história da evolução da mídia no Brasil e no mundo. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, 2007

NOGUEIRA. Cláudio Marques Martins. Promessas e limites: o SISU e sua implementação na Universidade Federal de Minas Gerais. Educação em Revista. Belo Horizonte, nº 33, nº 02. P. 61 – 90. Abril – Junho de 2017.

PENA, KAREN CABRERA. Cultura y derechos de propiedad intelectual en la era digital. Revista de Derecho, n. 60, p. 1-1, 2023.

PORTAL POLITIZE. 10 anos da Lei de Cotas: o que mudou? Portal Politize, 2023. Disponível em < https://www.politize.com.br/lei-de-cotas/?https://www.politize.com.br/&gclid=CjwKCAjw-eKpBhAbEiwAqFL0mqKScO9SAxN1TpMBYfB0IejzjDLemLKT1eVvTTW_0IcYU6lgHkqlCRoCRKYQAvD_BwE > acesso em 25 de outubro de 2023.

RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane C. Vieira Sebba. Análise de discurso crítica, do modelo tridimensional à articulação entre práticas: implicações teórico-metodológicas. Linguagem em (Dis) curso, v. 5, n. 1, p. 184-208, 2004.

RIDENTE, Marcelo. Indústria cultural: da era do rádio à era da informática no Brasil. Marcelo Ridente. Agenda brasileira – temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

RODRIGUES, Grace Kelly Marques. Para Além de Cortes Orçamentários: Cortes de Sonhos. Org. Renata Alvarez Rossi e João Martins Tude, 2021.

SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda. Antônio José Sandmann. Curitiba: Ed. UFPR, 1993.

SANTOS, André Luís Nascimento dos. Entre Desafios, Tristezas e Cortes: O Fazer Educação durante a Pandemia na Universidade Pública. Org. Renata Alvarez Rossi e João Martins Tude, 2021.

SILVA, Evilasio dos Santos. A propaganda publicitária e sua significação no simbólico coletivo: análise discursiva de propagandas publicitárias do governo Dilma. 127f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Programa em Ciências da Linguagem. Universidade Católica de Pernambuco, 2013.

TERRA. Sem bolsas da Capes, alunos se endividam e tem futuro. Portal Terra, 2022. Disponível em < https://www.terra.com.br/noticias/educacao/sem-bolsas-da-capes-e-auxilio-alunos-ja-se-endividam-e-temem-por-futuro,c59e6082940ac602d091798caedeb1e85ubbrs1d.html acesso em 07 de nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Pereira de Lima, A. L., & Pereira Lima, A. M. (2024). Linguagem, Propaganda e Política Educacional:: O que se propaga e o que se faz na educação pública durante o governo Bolsonaro. ZIZ - Revista Discente De Ciência Política, 3(2), e005. https://doi.org/10.22409/ziz.v3i2.61512