Negócios de audiovisual na internet: uma comparação entre Netflix, Hulu e iTunes-AppleTV, 2005-2010

João Martins Ladeira

Resumo


O artigo analisa três novos negócios voltados para a convergência entre Internet e TV: Netflix, Hulu e Apple TV-iTunes. Partindo da economia política da comunicação, discute as disputas de poder num projeto que envolve intensa negociação entre grandes corporações de entretenimento e firmas menores. De um lado, antigos players da indústria cultural buscam intermediários capazes de garantir sua presença na web. De outro, empresas inovadoras tentam aumentar sua importância através de acesso a conteúdo com vasta aceitação. Demonstra-se que o streaming se configura não como uma experiência disruptiva, mas conectada a um antigo mecanismo institucional da indústria cultural: a administração sobre os direitos de para distribuição de conteúdo.

Palavras-chave


Convergência Digital, Economia Política da Comunicação, Inovação e Empreendedorismo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i26.247

Apontamentos

  • Não há apontamentos.