Negócios de audiovisual na internet: uma comparação entre Netflix, Hulu e iTunes-AppleTV, 2005-2010

Autores/as

  • João Martins Ladeira Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i26.247

Palabras clave:

Convergência Digital, Economia Política da Comunicação, Inovação e Empreendedorismo.

Resumen

O artigo analisa três novos negócios voltados para a convergência entre Internet e TV: Netflix, Hulu e Apple TV-iTunes. Partindo da economia política da comunicação, discute as disputas de poder num projeto que envolve intensa negociação entre grandes corporações de entretenimento e firmas menores. De um lado, antigos players da indústria cultural buscam intermediários capazes de garantir sua presença na web. De outro, empresas inovadoras tentam aumentar sua importância através de acesso a conteúdo com vasta aceitação. Demonstra-se que o streaming se configura não como uma experiência disruptiva, mas conectada a um antigo mecanismo institucional da indústria cultural: a administração sobre os direitos de para distribuição de conteúdo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • João Martins Ladeira, Unisinos
    João Martins Ladeira, CAPES/PNPD, PPGCOM/Unisinos. Pesquisador associado aos grupos Unisinos Cepos e Iesp Netsal. Av. Unisinos 950, São Leopoldo – RS, 93022-000, sala 3A-314d, joaomartinsladeira@gmail.com

Publicado

2013-05-13

Número

Sección

Artigos