METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Maria Claudete Schorr Wildner, Lisângela Bagatini

Resumo


As metodologias ativas de ensino e aprendizagem são uma tendência pedagógica por se tratarem de estratégias que colocam o aluno no papel de corresponsável por sua trajetória educacional e o professor como facilitador das experiências relacionadas ao processo de aprendizagem. Tais metodologias foram escolhidas como objeto deste estudo a fim de desenvolver algumas das principais habilidades e competências requisitadas pelo mercado de trabalho atual, tendo em vista as dificuldades apresentadas por estudantes da área tecnológica de alimentos no que tange à resolução de problemas e condução de projetos demandados pelo setor produtivo. O objetivo desta pesquisa, portanto, consistiu em implementar estratégias ativas de ensino e aprendizagem baseada em problemas e projetos, além de avaliar as implicações dessas práticas na efetiva aprendizagem dos estudantes da disciplina de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto, do Curso Técnico em Alimentos do Centro de Educação Profissional da Universidade do Vale do Taquari (Univates). A fim de mensurar a eficácia das metodologias utilizadas e verificar se os resultados esperados foram alcançados, desenvolveu-se um estudo de caso de caráter observacional e qualitativo, sem intervir sobre o objeto estudado, somente revelando-o tal como ele foi percebido. Salienta-se como benefícios alcançados ao final deste estudo, a desacomodação provocada aos envolvidos, em virtude de sua implementação.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Aprendizagem baseada em projetos. Ensino profissionalizante.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21531

Apontamentos

  • Não há apontamentos.