Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato WORD.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto obedece o Modelo de Artigosda Revista.

  • O texto NÃO ESTÁ COM IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA
  • O nome e os dados do autor e de todos os coautores foram corretamente inseridos na plataforma

Diretrizes para Autores

Os textos devem ser submetidos de acordo com o Modelo de Artigos, entretanto os textos não devem conter qualquer forma de identificação dos autores, nem mesmo nas referências.

 

 

 

Dossiê Paulo Freire para além dos 100 anos: Construir Utopias, Transformar a Rea

O atual contexto histórico global de crise sanitária desencadeada pela pandemia do coronavírus expõe a profunda crise política, econômica, ambiental, ética, e, portanto, civilizatória em que está mergulhada a humanidade. Retrocessos e desesperanças marcam o atual estágio do capitalismo mundial e reforçam a suas marcas necrofílicas do colonialismo patriarcal que reproduz a história de opressão, silenciamento, saqueio, usurpação e genocídio dos povos indígenas, africanos, afro-brasileiros, povos tradicionais e comunidades das periferias globais.  

Assim como no momento em que surgiram as primeiras experiências educacionais de Paulo Freire, o tempo presente exige respostas dos educadores comprometidos com as classes populares e em luta contra todas as formas de opressão. Mais do que nunca, é urgente denunciar a barbárie, a crueldade, a injustiça, a negação do amor e da vida, e anunciar inéditos-viáveis para reconstruir utopias de transformação radical da realidade. 

Celebramos os 100 anos de Paulo Freire e vamos além dos 100 anos, visto que o legado freireano pulsa nas veias daqueles que se indignam e se dispõem a lutar por um mundo mais humano, justo, solidário e amoroso.

Organizadores do número temático: Prof. Dr. Celso Sanchez (UNIRIO), Profa. Dra. Inny Accioly (UFF), Prof. Dr. Samuel Penteado Urban (UERN), Profa. Dra. Maylta dos Anjos (UNIRIO) , Profa. Dra. Luiza Oliveira (UFF), Profa. Dra. Rose Latini (UFF), Profa. Dra. Maria Bernadete Pinto dos Santos (UFF) e Prof. Dr Bruno Monteiro (UFRJ).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.