COMPARTILHANDO SABERES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ENTRE PROMOTORES DA SAÚDE COMUNITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA VISÃO AMPLIADA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Claudia Teresa Vieira de Souza, Patrícia Ferreira, Maria Isabel Fragoso da Silveira Gouvêa, Maria de Lourdes Benamor Teixeira, Ana Carolina de Freitas Guimarães, Odilio de Souza Lino

Resumo


Neste trabalho descreve-se a experiência individual e coletiva de 12 participantes envolvidos na construção de uma agenda educativa no âmbito de um projeto de pesquisa dedicado à produção compartilhada de conhecimento sobre os determinantes sociais da saúde e ao mútuo envolvimento entre profissionais de saúde, pacientes, educadores e investigadores, em formas ancoradas de produção de conhecimento sobre saúde. Esta agenda foi idealizada a partir do uso e cultivo de temperos naturais na alimentação saudável e produzida a partir de diversos saberes e experiências.  A “Agenda 2017 para Promotores da Saúde Comunitária: temperando e semeando ideias” foi elaborada, confeccionada e entregue a cada um dos 12 participantes. Elaborou-se um roteiro de entrevista que contemplou a opinião dos participantes nesta atividade sobre a apresentação da agenda, o significado para cada um quanto à participação, e a auto percepção como multiplicador do conhecimento produzido nas suas comunidades. Utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo por resgatar e apresentar as representações sociais obtidas a partir de pesquisas empíricas. Observou-se que o acesso a espaços de conhecimento científico e o envolvimento dos participantes nas atividades contribuiu para a melhoria da sua qualidade de vida. A responsabilidade dos participantes do grupo é partilhar conhecimentos e experiências com a sua comunidade, usando a agenda para exercer o papel de promotores da saúde comunitária. Esta experiência permite-nos, no seio da Promoção da Saúde, pesquisar novas formas de ação capazes de contribuir para a melhoria da alimentação, saúde e das condições de bem-estar e cuidado.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21544

Apontamentos

  • Não há apontamentos.