Uma (re)leitura contemporânea do imaginário português: as mezinhas de Dom Duarte

Autores

  • Mariangela Rios de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Sebastião Josué Votre Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Kátia Eliane Santos Avelar FIOCRUZ/UNISUAM

Palavras-chave:

Mezinhas. Idade Média, Morfofonêmica. Morfologia derivacional

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir uma proposta de releitura contemporânea do imaginário português, com foco nas tradições culturais, em dois campos específicos: o dos cuidados com a saúde e o da codificação lexical e morfossintática na língua portuguesa. Oferece-se robusto suporte e nova evidência para a hipótese da estabilidade cultural e lingüística, assim como prova empírica de mudança na ética dos cuidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariangela Rios de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Letras / Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Curso de Pós-Graduação em Letras e preside o Conselho Editorial da Revista Gragoatá. É coordenadora do Grupo de Estudos Discurso & Gramática - UFF. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, funcionalismo, gramaticalização, ensino e morfossintaxe.

Sebastião Josué Votre, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A carreira acadêmica de professor e pesquisador, iniciada na UNIJUI em 1968, privilegia duas áreas do conhecimento, com vários pontos em comum, no estudo da atividade humana: Lingüística e Análise do Discurso. Na primeira área adquiriu a formação básica (UFSM), com especialização e mestrado (PUC-RS), doutorado (PUC-RJ) e livre-docência (UFRJ), bem como estágios de pós-doutorado, nas universidades da Pensilvânia, Filadélfia (1980, com William Labov); da Califórnia, Los Angeles (1986, com Sandra Thompson); de Essex, Inglaterra (1988, com Peter Trudgill); de Laval, Québec (1992, com Diane Vincent) e da Califórnia, Santa Bárbara (1999, com Sandra Thompson). Na área de análise do discurso da atividade humana, com foco na atividade esportiva, a partir de 1986, pesquisa as relações entre linguagem verbal e linguagens não-verbais. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de Strathclyde, Escócia (em 1999, com Anthony Mangan). Atuou na fundação da Associação de estudos da linguagem do Rio de Janeiro; do Programa de estudos do uso da língua e do Grupo de estudos discurso & gramática, na UFRJ; do Laboratório do imaginário e das representações sociais e do grupo de estudos semiótica das atividades humanas, na UGF.

Kátia Eliane Santos Avelar, FIOCRUZ/UNISUAM

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1996) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atua como Professor e Pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacteriologia. Atualmente, desenvolve projetos ligados à biologia de Leptospira, Bacteroides e Clostridium. Atua, também, na área interdisciplinar, em Desenvolvimento Local, com projetos voltados para o estudo de plantas medicinais e tóxicas do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2007-12-30

Como Citar

Oliveira, M. R. de, Votre, S. J., & Avelar, K. E. S. (2007). Uma (re)leitura contemporânea do imaginário português: as mezinhas de Dom Duarte. Gragoatá, 12(23). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33177

Edição

Seção

Artigos de Linguagem