A contemporary (re)interpretation of Portuguese imaginary: the medicines of Dom Duarte

Authors

  • Mariangela Rios de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Sebastião Josué Votre Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Kátia Eliane Santos Avelar FIOCRUZ/UNISUAM

Keywords:

Medicines. Middle Age. Morphophonemics. Derivational morphology

Abstract

The aim of this article is to present and discuss a proposal of contemporary reading of the Portuguese Imaginary, with focus on cultural traditions, in- two specific fields: of health care linguistic codification of the Portuguese language, at the lexical and morphosyntactic levels. Solid support and new evidence are offered, favoring the hypothesis of cultural and linguistic stability, as well as empirical proof supporting change in the ethics of care.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariangela Rios de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Letras / Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Curso de Pós-Graduação em Letras e preside o Conselho Editorial da Revista Gragoatá. É coordenadora do Grupo de Estudos Discurso & Gramática - UFF. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, funcionalismo, gramaticalização, ensino e morfossintaxe.

Sebastião Josué Votre, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A carreira acadêmica de professor e pesquisador, iniciada na UNIJUI em 1968, privilegia duas áreas do conhecimento, com vários pontos em comum, no estudo da atividade humana: Lingüística e Análise do Discurso. Na primeira área adquiriu a formação básica (UFSM), com especialização e mestrado (PUC-RS), doutorado (PUC-RJ) e livre-docência (UFRJ), bem como estágios de pós-doutorado, nas universidades da Pensilvânia, Filadélfia (1980, com William Labov); da Califórnia, Los Angeles (1986, com Sandra Thompson); de Essex, Inglaterra (1988, com Peter Trudgill); de Laval, Québec (1992, com Diane Vincent) e da Califórnia, Santa Bárbara (1999, com Sandra Thompson). Na área de análise do discurso da atividade humana, com foco na atividade esportiva, a partir de 1986, pesquisa as relações entre linguagem verbal e linguagens não-verbais. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de Strathclyde, Escócia (em 1999, com Anthony Mangan). Atuou na fundação da Associação de estudos da linguagem do Rio de Janeiro; do Programa de estudos do uso da língua e do Grupo de estudos discurso & gramática, na UFRJ; do Laboratório do imaginário e das representações sociais e do grupo de estudos semiótica das atividades humanas, na UGF.

Kátia Eliane Santos Avelar, FIOCRUZ/UNISUAM

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1996) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atua como Professor e Pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacteriologia. Atualmente, desenvolve projetos ligados à biologia de Leptospira, Bacteroides e Clostridium. Atua, também, na área interdisciplinar, em Desenvolvimento Local, com projetos voltados para o estudo de plantas medicinais e tóxicas do Estado do Rio de Janeiro.

Published

2007-12-30

How to Cite

Oliveira, M. R. de, Votre, S. J., & Avelar, K. E. S. (2007). A contemporary (re)interpretation of Portuguese imaginary: the medicines of Dom Duarte. Gragoatá, 12(23). Retrieved from https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33177