“Restrições de ilhas” revisitadas: uma abordagem funcionalista à luz da noção de “unidade de informação”

Autores

  • Maria Beatriz Nascimento Decat UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v11i21.33219

Palavras-chave:

restrições de ilhas, unidade de informação, funcionalismo

Resumo

Este trabalho apresenta uma abordagem funcionalista das estruturas de “ilhas”, assim nomeadas por Ross (1967) dentro de uma visão gerativista. Pretende-se mostrar que as restrições estabelecidas por tais ilhas quanto à ocorrência de constituintes em determinados lugares da estrutura se devem ao fato de elas constituírem, funcionalmente, “unidades de informação” e, por isso, não permitindo a extração ou movimento de nenhum constituinte para fora de seus limites.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Nascimento Decat, UFMG

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da UFMG, onde desenvolve pesquisas em sintaxe funcionalista, de orientação norte-americana, com ênfase na interação entre Gramática e Discurso. É autora de vários artigos, publicados no Brasil e no exterior e co-autora do livro Aspectos da Gramática do Português: uma abordagem funcionalista, Editora Mercado de Letras, publicado em 2001.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Decat, M. B. N. (2006). “Restrições de ilhas” revisitadas: uma abordagem funcionalista à luz da noção de “unidade de informação”. Gragoatá, 11(21). https://doi.org/10.22409/gragoata.v11i21.33219

Edição

Seção

Artigos de Linguagem