A EDUCOMUNICAÇÃO E AS NOVAS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS: UM CAMPO DE INTERSEÇÕES

Autores

  • Rosa Maria Cardoso Dalla Costa Universidade Federal do Paraná
  • Aline Tainá Amaral Horn Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9756

Palavras-chave:

Educomunicação, Jornalismo, Novas práticas jornalísticas

Resumo

Este artigo propõe reflexões acerca dos desdobramentos de uma pesquisa que visa compreender a atuação do jornalista em um projeto de comunicação e educação. Parte-se do entendimento que a educomunicação é um campo do conhecimento que estabelece uma interseção com o mundo de trabalho do jornalista, tendo em vista que são crescentes os projetos educomunicativos, de responsabilidade social, que emergem dentro das corporações de comunicação. O referencial teórico baliza-se na área de produção midiática, conceito proposto por Soares (2014), que abarca ações e programas produzidos pelas mídias a partir do parâmetro educomunicativo. Discute-se o paralelo que se estabelece entre ações educomunicativas e as novas práticas jornalísticas, sem perder de vista que o jornalista tem imbuído no seu exercício profissional o compromisso com a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, Universidade Federal do Paraná

Professora titular do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, na Linha de Pesquisa: Comunicação, Educação e Formações Socioculturais. E-mail: rmdcosta@uol.com.br

Aline Tainá Amaral Horn, Universidade Federal do Paraná

Jornalista e mestranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, na Linha de Pesquisa: Comunicação, Educação e Formações Socioculturais. E-mail: hornaline@gmail.com

Referências

BACCEGA, M. A. Comunicação/educação e a construção de uma nova variável histórica. In. Comunicação & Educação. São Paulo: CCA/ECA/USP/Paulinas, ano 14, n.3, set/dez 2009, p. 19-28

BACCEGA, M.A. Televisão e Escola, uma medição possível? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003

CARVALHO, P. M. Educomunicação e a Reinvenção da empresa do século XXI. Disponível em:<http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/4002/educomunicacao-e-a-reinvencaoda-empresa-do-seculo-xxi.html>. Acesso em: 01 set. 2015

CITELLI, A. Comunicação e Educação: Aproximações. In: BACCEGA, M. A. (org). Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002, p.101-111

DALLA COSTA, R. M. C. Estudos de Recepção: uma metodologia de análise dos meios de comunicação e a cultura escolar. In: SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. B.; HORN, G. B. Diálogos e Perspectivas de Investigação. Ijuí: Unijuí, 2008, p. 95 -119.

FIGARO, R.; GROHMAN, R.; NONATO, C. As mudanças no mundo do trabalho do jornalista. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2013

HAROCHE, C. A condição sensível: formas e maneiras de sentir no ocidente. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008, p. 123-226

MARCONDES FILHO, C. M. A Saga dos cães perdidos. 2.ed. São Paulo: Hacker Editores, 2002

MARTÍN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014

Meta Pesquisas de Opinião Brasileira. Disponível em: <http://www.metapesquisa.com.br>. Acesso em: 7 jun. 2015

OROZCO GÓMES, G. Comunicação & Educação: história e imagem no tempo da TV artesanal. São Paulo: Editora Moderna, 1997, p. 57-68

SOARES, I. O. Educomunicação- conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011

SOARES, I. O. Construção de roteiro de pesquisa a partir dos livros da Educomunicação (Editora Paulinas). In. Comunicação & Educação. São Paulo, ano 19, n. 2, jul/dez 2014, p. 135-142

VERONEZE, A. Ismar Soares e a Educomunicação nas corporações: entrevista do prof. Ismar. Disponível em: <http://educomambiental.blogspot.com.br/2008/11/ismar-soares-e-educomunicao-nas.html>. Acesso em: 02 set. 2015

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Dalla Costa, R. M. C., & Horn, A. T. A. (2015). A EDUCOMUNICAÇÃO E AS NOVAS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS: UM CAMPO DE INTERSEÇÕES. Mídia E Cotidiano, 7(7), 126-139. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9756

Edição

Seção

Artigos Seção Temática