A EDUCOMUNICAÇÃO E AS NOVAS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS: UM CAMPO DE INTERSEÇÕES

Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, Aline Tainá Amaral Horn

Resumo


Este artigo propõe reflexões acerca dos desdobramentos de uma pesquisa que visa compreender a atuação do jornalista em um projeto de comunicação e educação. Parte-se do entendimento que a educomunicação é um campo do conhecimento que estabelece uma interseção com o mundo de trabalho do jornalista, tendo em vista que são crescentes os projetos educomunicativos, de responsabilidade social, que emergem dentro das corporações de comunicação. O referencial teórico baliza-se na área de produção midiática, conceito proposto por Soares (2014), que abarca ações e programas produzidos pelas mídias a partir do parâmetro educomunicativo. Discute-se o paralelo que se estabelece entre ações educomunicativas e as novas práticas jornalísticas, sem perder de vista que o jornalista tem imbuído no seu exercício profissional o compromisso com a educação.

Palavras-chave


Educomunicação; Jornalismo; Novas práticas jornalísticas

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DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9756

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