A EDUCOMUNICAÇÃO E AS NOVAS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS: UM CAMPO DE INTERSEÇÕES

Auteurs

  • Rosa Maria Cardoso Dalla Costa Universidade Federal do Paraná
  • Aline Tainá Amaral Horn Universidade Federal do Paraná

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https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9756

Mots-clés:

Educomunicação, Jornalismo, Novas práticas jornalísticas

Résumé

Este artigo propõe reflexões acerca dos desdobramentos de uma pesquisa que visa compreender a atuação do jornalista em um projeto de comunicação e educação. Parte-se do entendimento que a educomunicação é um campo do conhecimento que estabelece uma interseção com o mundo de trabalho do jornalista, tendo em vista que são crescentes os projetos educomunicativos, de responsabilidade social, que emergem dentro das corporações de comunicação. O referencial teórico baliza-se na área de produção midiática, conceito proposto por Soares (2014), que abarca ações e programas produzidos pelas mídias a partir do parâmetro educomunicativo. Discute-se o paralelo que se estabelece entre ações educomunicativas e as novas práticas jornalísticas, sem perder de vista que o jornalista tem imbuído no seu exercício profissional o compromisso com a educação.

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Bibliographies de l'auteur

Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, Universidade Federal do Paraná

Professora titular do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, na Linha de Pesquisa: Comunicação, Educação e Formações Socioculturais. E-mail: rmdcosta@uol.com.br

Aline Tainá Amaral Horn, Universidade Federal do Paraná

Jornalista e mestranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, na Linha de Pesquisa: Comunicação, Educação e Formações Socioculturais. E-mail: hornaline@gmail.com

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Publiée

2015-11-30

Numéro

Rubrique

Artigos Seção Temática