A charge na representação do cotidiano do século XIX: uma análise da Semana Illustrada

Autores

  • Paulo Henrique Soares Almeida Universidade de Brasília
  • Célia Maria Ladeira Mota Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9769

Palavras-chave:

charge, Jornalismo, Representação Social, Cotidiano

Resumo

Este artigo tem como proposta estudar a charge como um gênero opinativo capaz de produzir significados e representar o cotidiano de uma época. Ao escolher a revista Semana Illustrada (1860-1876), uma mídia do final do século XIX que teve como característica principal ser revolucionária em relação aos periódicos de seu tempo, o objetivo é refletir sobre a importância deste registro para a memória e verificar se a linguagem verbal e visual em questão nos dá um bom indício do que foi a vida social brasileira na década de 1860. Como a interpretação desse gênero requer conhecimentos que envolvem contexto social, fatos históricos, relações de poder, política e linguagem, adotamos como metodologia a Análise da Narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Soares Almeida, Universidade de Brasília

Paulo Henrique Soares de Almeida

Jornalista, Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Leitura e Produção de Texto pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Pertence aos grupos de pesquisa Jornalismo e Construção Narrativa da História do Presente e Cultura, Mídia e Política, da UnB. [Pauloalmmeida@gmail.com].

 

Célia Maria Ladeira Mota, Universidade de Brasília

Jornalista, Doutora em Comunicação e pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Pertence aos grupos de pesquisa Jornalismo e Construção Narrativa da História do Presente; Cultura, Mídia e Política; e Núcleo de Mídia e Política (NEMP), da UnB. [cladmota@gmail.com].

Referências

BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.

FONSECA, Joaquim. Caricatura: a imagem gráfica do humor. Porto Alegre, RS: Artes e ofícios, 1999.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUCS, 2001.

KURTZ, Adriana. A charge como índice de opinião no jornalismo. Disponível em http://www2.espm.br/sites/default/files/pagina/adriana_kurtz.pdf. Acesso em 26.01.16.

PARNAIBA, Cristiane dos Santos; GOBBI, Maria Cristina. Charge jornalística: definição, histórico e funções. Disponível em < http://congreso.pucp.edu.pe/alaic2014/wp-content/uploads/2013/09/vGT17-Cristiane-Parnaiba-Maria-Cristina-Gobbi.pdf>. Acesso em 26.01.2016.

PEREZ, Luana Castro Alves. Charge. Mundo Educação. Disponível em http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm. Acesso em 29.01.16.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.

MOTA, Célia Maria Ladeira; MOTA, Leonardo. ‘Crônica: memória do cotidiano’. in MOURA, Dione Oliveira; GERALDES, Elen; PEREIRA Fábio; OLIVEIRA, Madalena, ADGHIRNI, Zélia. Jornalismo e literatura: aventuras da memória. Brasília: Universidade de Brasília, 2014.

MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: Universidade de Brasília, 2013.

NEVES, Margarida de Souza. Uma escrita do tempo: memória, ordem e progresso nas

crônicas cariocas. In: A Crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

SECRETARIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Semana Ilustrada: história de uma inovação editorial / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. — Rio de Janeiro: Secretaria, 2007.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da burguesia brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Almeida, P. H. S., & Mota, C. M. L. (2016). A charge na representação do cotidiano do século XIX: uma análise da Semana Illustrada. Mídia E Cotidiano, 8(8), 103-121. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9769

Edição

Seção

Artigos Seção Temática