A charge na representação do cotidiano do século XIX: uma análise da Semana Illustrada

Autori

  • Paulo Henrique Soares Almeida Universidade de Brasília
  • Célia Maria Ladeira Mota Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9769

Parole chiave:

charge, Jornalismo, Representação Social, Cotidiano

Abstract

Este artigo tem como proposta estudar a charge como um gênero opinativo capaz de produzir significados e representar o cotidiano de uma época. Ao escolher a revista Semana Illustrada (1860-1876), uma mídia do final do século XIX que teve como característica principal ser revolucionária em relação aos periódicos de seu tempo, o objetivo é refletir sobre a importância deste registro para a memória e verificar se a linguagem verbal e visual em questão nos dá um bom indício do que foi a vida social brasileira na década de 1860. Como a interpretação desse gênero requer conhecimentos que envolvem contexto social, fatos históricos, relações de poder, política e linguagem, adotamos como metodologia a Análise da Narrativa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Paulo Henrique Soares Almeida, Universidade de Brasília

Paulo Henrique Soares de Almeida

Jornalista, Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Leitura e Produção de Texto pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Pertence aos grupos de pesquisa Jornalismo e Construção Narrativa da História do Presente e Cultura, Mídia e Política, da UnB. [Pauloalmmeida@gmail.com].

 

Célia Maria Ladeira Mota, Universidade de Brasília

Jornalista, Doutora em Comunicação e pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Pertence aos grupos de pesquisa Jornalismo e Construção Narrativa da História do Presente; Cultura, Mídia e Política; e Núcleo de Mídia e Política (NEMP), da UnB. [cladmota@gmail.com].

Riferimenti bibliografici

BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.

FONSECA, Joaquim. Caricatura: a imagem gráfica do humor. Porto Alegre, RS: Artes e ofícios, 1999.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUCS, 2001.

KURTZ, Adriana. A charge como índice de opinião no jornalismo. Disponível em http://www2.espm.br/sites/default/files/pagina/adriana_kurtz.pdf. Acesso em 26.01.16.

PARNAIBA, Cristiane dos Santos; GOBBI, Maria Cristina. Charge jornalística: definição, histórico e funções. Disponível em < http://congreso.pucp.edu.pe/alaic2014/wp-content/uploads/2013/09/vGT17-Cristiane-Parnaiba-Maria-Cristina-Gobbi.pdf>. Acesso em 26.01.2016.

PEREZ, Luana Castro Alves. Charge. Mundo Educação. Disponível em http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm. Acesso em 29.01.16.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.

MOTA, Célia Maria Ladeira; MOTA, Leonardo. ‘Crônica: memória do cotidiano’. in MOURA, Dione Oliveira; GERALDES, Elen; PEREIRA Fábio; OLIVEIRA, Madalena, ADGHIRNI, Zélia. Jornalismo e literatura: aventuras da memória. Brasília: Universidade de Brasília, 2014.

MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: Universidade de Brasília, 2013.

NEVES, Margarida de Souza. Uma escrita do tempo: memória, ordem e progresso nas

crônicas cariocas. In: A Crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

SECRETARIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Semana Ilustrada: história de uma inovação editorial / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. — Rio de Janeiro: Secretaria, 2007.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da burguesia brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-03-31

Come citare

Almeida, P. H. S., & Mota, C. M. L. (2016). A charge na representação do cotidiano do século XIX: uma análise da Semana Illustrada. Mídia E Cotidiano, 8(8), 103-121. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9769

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção Temática