EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.296Resumo
Este artigo trata das relações entre escola, currículo e sociedade com foco no conteúdo específico da educação escolar tendo como objetivo subsidiar a discussão sobre a base nacional comum curricular. Para tanto, parte do próprio conceito de currículo situandoo em suas determinações sociais para tratar, em seguida, dos saberes que, direta ou indiretamente, entram na composição dos currículos formativos destinados a preparar os educandos para se inserir de forma ativa e crítica na vida social. Sobre essa base aborda a questão da base nacional comum curricular apresentando um delineamento do conteúdo curricular da educação básica visando superar os limites da proposta apresentada oficialmente no atual contexto.
Palavras-chave: Educação escolar brasileira; Currículo e sociedade; Base nacional comum curricular.
El artículo se ocupa de las relaciones entre la escuela, el plan de estudios y la sociedad centrándose en el contenido específico de la educación escolar. Su objetivo es subsidiar los debates sobre la base nacional común del plan de estudios en Brasil. Por lo tanto analiza primeramente el concepto mismo de plan de estudios, sus determinaciones sociales para no que sigue analizar los saberes que directo o indirectamente compone los planes de estudios de capacitación con el propósito de preparar a los estudiantes para una vida activa y crítica en la sociedad. Con el fin de superar los límites de la propuesta presentada oficialmente en el contexto actual, el artículo presenta un esbozo del contenido del plan de estudios en la educación básica
Palabras-clave: Educación escolar brasileira; Plan de estudios y sociedad; Base nacional común de planes de estudios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.