No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades

					View No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades

 

 

Published: 2016-08-09
  • Apresentação

    Conselho Editorial
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.293

Thematic Dossier

  • Currículos escolares: saberes docentes na produção de materiais didáticos por professores da educação básica

    Bianca Gonçalves Sousa de Moraes, Natalia Collares de Moura da Rocha, Maria Margarida Gomes
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.294
  • Las reformas curriculares del siglo XXI en perspectiva histórica

    Gavari Elisa Lisi
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.279
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum Curricular

    Dermeval Saviani
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.296
  • La pedagogía del nuevo milenio y su discurso: percepciones y realidades. Una propuesta curricular

    José Luis Canto Ramírez
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.297
  • A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS NO CURRÍCULO OFICIAL NA VISÃO DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS

    Jane Cordeiro Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.298
  • Políticas de Currículo e Sistema de Avaliação Externa: Disputas Pela Autonomia Docente

    Rodrigo Mendonça dos Santos, Sandra Lucia Escovedo Selles
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.291
  • REDES EDUCATIVAS, CURRÍCULOS E IMAGENS: conversas com o filme “Os Companheiros” de Mario Monicelli

    Érika Arantes, Joana Ribeiro dos Santos, Sonia Maria Santos Pereira da Rocha
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.289
  • CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE DANÇA, ETNOCENOLOGIA E EDUCAÇÃO: ESTADO DA ARTE E SUA INTERFACE COM OS PERCURSOS FORMATIVOS

    Ricardo Augusto Gomes Pereira
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.288

Resenha - Dossiê Temático

Artigo

  • MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico

    Livian Lino Netto, Cristhianny Bento Barreiro
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.247
  • MOVIMENTO: alguns aspectos da história e da trajetória

    Cecília Goulart, Osmar Fávero, Percival Tavares da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.300
  • UMA RETROSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HISTÓRIAS E QUESTIONAMENTOS

    Michele Guedes Bredel de Castro
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.280
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: discutindo gênero e diversidade na escola

    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.301
  • POLÍTICA DE FORMAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES: O CURRÍCULO DO PROGRAMA NOVA EJA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    Sandro dos Santos Pinto
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.290
  • OS INSTITUTOS FEDERAIS COMO UM NOVO LOCUS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.285