Edições anteriores

2016

n. 65 (2016): ANÁLISE DA ADESÃO À PREVIDÊNCIA PRIVADA COMO COMPLEMENTO À APOSENTADORIA DO TRABALHADOR BRASILEIRO

Resumo: O déficit da previdência social no Brasil e a perda de valor real do benefício com o passar dos anos têm levado os brasileiros a optar por outro plano de previdência que complemente suas aposentadorias. Dentro desse contexto, a presente pesquisa tem por finalidade analisar o Regime de Previdência Complementar, em especial a previdência privada aberta, como opção para que o trabalhador brasileiro consiga manter o nível do poder de compra após a aposentadoria. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica dando ênfase ao cenário atual com o sistema público deficitário e a apresentação da previdência privada aberta como elemento para cobrir as necessidades não atendidas pelo sistema público. O resultado dessa pesquisa sugere que a aderência ao Plano Gerador de Benefícios Livres - PGBL se torna uma boa alternativa, pois o trabalhador pode se antecipar aos problemas financeiros gerados por ter como única fonte de renda a aposentadoria oficial e manter o nível de renda que possuía durante o período laborativo. Espera-se como contribuição desse trabalho que o optante por um plano de previdência aberta privada adquira mais conhecimento a respeito do setor previdenciário, conseguindo, assim, subsídios para a escolha do plano mais adequado a sua necessidade.

Palavras-chave: Previdência Social; Previdência Complementar; PGBL.

n. 64 (2016): A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE PARA A CONTROLADORIA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Resumo: O presente trabalho analisou inicialmente a evolução da Contabilidade à Controladoria através da revisão da literatura. Como metodologia, foi utilizada uma pesquisa de campo aplicada aos discentes de cursos de graduação em Ciências Contábeis de três universidades do município de Niterói, com o objetivo de identificar se o ensino da Controladoria nesses cursos é suficiente para os alunos entenderem a diferença entre a Contabilidade e a denominada Controladoria ou se, apenas, quando se dá a inserção do indivíduo no mercado de trabalho. O resultado da pesquisa indica que existe uma lacuna entre o conhecimento adquirido nos cursos e a prática profissional, pois o que é exigido no mercado de trabalho supera consideravelmente o conteúdo aplicado nas universidades, evidenciando a necessidade de um maior aprofundamento do conteúdo ministrado nas salas de aulas. As conclusões finais do trabalho buscam chamar a atenção para as instituições de ensino que ministram a disciplina de Controladoria para a necessidade de desenvolver no corpo discente uma clara e distinta diferença entre a Contabilidade e a Controladoria, fazendo com que os alunos, mesmo sem estarem inseridos no mercado de trabalho, sejam influenciados neste conhecimento, entendendo a importância desta profissão.

Palavras-chave: Contabilidade; Controladoria; Controller.

n. 63 (2016): GREEN LOGISTICS E GREEN MARKETING COMO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar a produção científica nacional e internacional sobre Green Logistics e Green Marketing no período de 2010 a 2014. As revistas selecionadas para a pesquisa foram, revista brasileira RAE – Revista de Administração de Empresas e a revista The International Journal of Productivity and Performance Management. A escolha das revistas seguiu como critério a relevância dos temas pesquisados e a quantidade de artigos encontrados sobre os temas. Após realizada a pesquisa com os periódicos das revistas citadas, foram encontrados e analisados 15 artigos sobre os assuntos pesquisados. A metodologia utilizada na pesquisa possui abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e descritivo, o procedimento técnico utilizado foi a revisão bibliográfica, em que foram analisados os artigos das revistas que abordavam o assunto pesquisado. Através da literatura internacional foi possível perceber a necessidade de estudos para verificar lacunas entre mercado e demanda de Green Logistic, bem como suas implicações práticas. Sobre Green Marketing é verificado a necessidade de se adequar e consumir corretamente os produtos, também é notada a dificuldade de se estabelecer estratégias e adequar os custos para as novas demandas específicas.

Palavras-chave: Green Logistics; Green Marketing; Sustentabilidade; Meio Ambiente.

n. 62 (2016): SUSTAINABILITY IN CHEMICAL INDUSTRY IN BRAZIL

Resumo: Ao longo das últimas décadas, a indústria química tem mostrado uma alta taxa de crescimento, resultando em maior consumo de matérias-primas, recursos naturais e também maior geração de resíduos. Neste contexto, uma atitude mais sustentável foi adotada e os resultados de tais esforços publicados nos Relatórios de Sustentabilidade. O objetivo deste estudo é apresentar, através da análise de relatórios de sustentabilidade de dez empresas previamente selecionadas e por seus indicadores econômicos, sociais e ambientais, o nível de aplicação quantitativa e qualitativa da sustentabilidade nos processos, políticas e cultura da indústria química. Os relatórios foram analisados por meio de planilhas do Excel elaboradas com base em diretrizes da GRI. Para a análise qualitativa, as empresas foram agrupadas, possibilitando o desenvolvimento e análise de indicadores relativos, bem como a realização de avaliação dos níveis de aplicação da GRI. A análise permitiu-nos compreender e medir o nível de sustentabilidade em todos os setores e concluir que a sustentabilidade na indústria química nacional está em um estágio inicial, concentrando sua atenção sobre os aspectos de consumo de energia, água e emissões. Novos progressos na área requerem maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento de processos mais limpos e com menos resíduos.

Palavras-chave: Indústria Química; Sustentabilidade; Sustentabilidade – indicadores.

n. 61 (2016): SISTEMA DE GESTÃO DE COLETA SELETIVA EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS E TREINAMENTO AMBIENTAL, VISANDO DESTINAR ...

Resumo: O presente estudo apresenta o papel da Gestão Ambiental e da importância da coleta seletiva que deve ser praticada nos condomínios residenciais. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso no Condomínio Solar da Lagoa, localizado na Selva de Pedra, Leblon, Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Além disso, foi realizada pesquisa de campo, com os demais 40 síndicos dos condomínios residenciais que compõem a Associação de Moradores e Amigos da Selva de Pedra – ADESPE. Durante o período de agosto a setembro de 2014, foram enviados aos síndicos questionários com perguntas semiestruturadas utilizando o Google Forms. A coleta seletiva é atividade imprescindível no que tange ao tema sustentabilidade global e é parte integrada do sistema de gestão de resíduos sólidos, contribuindo, assim, para as boas práticas da logística reversa. Este estudo apresenta a importância da aplicação da Lei Estadual 6.408/13, que obriga todas as edificações residenciais com mais de três andares a disponibilizarem recipientes para coleta seletiva de lixo. Os resultados da pesquisa mostraram que embora alguns síndicos já tenham conhecimento da Lei 6.408/13, a gestão da coleta seletiva nos condomínios residenciais ocorre de forma desorganizada, comprometendo, assim, o ciclo da logística reversa.

Palavra-Chave: Sistema de Gestão, Gestão da Informação, Gestão de Resíduos Sólidos, Responsabilidade Compartilhada, Logística Reversa.

n. 60 (2016): A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS SEGURADORAS

Resumo: O setor de seguros no Brasil vem apresentando um crescimento significativo nesses últimos anos despertando o interesse de empresas estrangeiras nesse mercado e consequentemente elevando o aumento da competição.  Diante deste cenário, torna-se de suma importância para a perenidade, o desenvolvimento e o crescimento de qualquer organização, a utilização de uma ferramenta denominada Planejamento Estratégico. Esta ferramenta representa um diferencial competitivo dando suporte para o direcionamento e a tomada de decisão da alta administração da organização. Com isso, a presente pesquisa tem o objetivo de ressaltar a importância do planejamento estratégico na gestão das organizações. Para isto foi realizada pesquisa bibliográfica das principais publicações e autores que são tidos como referências no segmento. Além disso, por meio de um Plano Amostral por Conveniência foi realizada uma pesquisa por amostragem, através de questionário, enviado via e-mail, para profissionais do segmento de seguros.  Nessa pesquisa, buscou-se verificar se existe uma área responsável pelo planejamento estratégico nas seguradoras brasileiras; conhecer características e a estrutura dessa área e analisar o conhecimento dos empregados em relação aos objetivos, metas e estratégias definidas pela empresa. Após a compilação dos dados obtidos, verificou-se que o planejamento estratégico é de extrema importância para as seguradoras brasileiras, e que seus funcionários possuem conhecimento das estratégias definidas por sua organização, além de conhecer um pouco da estrutura da área. Por fim, conclui-se que o planejamento estratégico, se bem aplicado, pode tornar a gestão empresarial mais competitiva, atuando como um instrumento de comunicação, de acompanhamento e principalmente de promoção do aprendizado nas organizações.

Palavras-Chave: Competitividade, Planejamento Estratégico, Seguradoras Brasileiras.

n. 59 (2016): EVIDENCIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE EMPRESAS BAIANAS: UMA ANÁLISE NA WEB 2.0 À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE

Resumo: Este estudo teve o propósito de verificar o nível de divulgação de informações de natureza socioambiental das empresas baianas através das redes sociais no ano de 2012. Utilizou-se para tanto, os Bancos de Dados da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) para levantar as organizações empresariais sediadas no estado da Bahia. A amostra foi composta por 256 empresas que implantaram o SGA e/ou práticas de sustentabilidade. Os dados foram coletados com base nas postagens das empresas nas redes sociais, mais especificamente, o Facebook, Orkut e Twitter no período de Setembro de 2011 a Agosto de 2012. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica para identificar as informações socioambientais. O ranking das empresas que mais divulgam informações socioambientais na web 2.0 é liderado por empresas industriais. Os resultados encontrados se coadunam com os pressupostos da teoria da legitimidade. Sugere-se que pesquisas futuras investiguem se o volume em percentual de postagens em redes sociais relacionadas à problemática socioambiental cresceu em relação ao encontrado por esta pesquisa. Além disso, recomenda-se a investigação da percepção dos gestores quanto ao impacto da utilização das redes sociais para divulgação das ações socioambientais.

Palavras-chave: Evidenciação Socioambiental, Teoria da Legitimidade, Web 2.0

n. 58 (2016): ANÁLISE DE DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DE REVESTIMENTO E CIMENTAÇÃO DE POÇOS MARÍTIMOS ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO ...

Resumo: A indústria do petróleo e gás natural movimenta, anualmente, milhões de dólares no mundo todo. Composto por atividades de altos riscos e criticidade, esse mercado requer cada vez maior controle sobre seus processos e impactos. Entre os processos envolvidos na construção de poços petrolíferos, a atividade de Revestimento e Cimentação apresenta-se como uma das mais críticas tanto financeira quanto operacionalmente. A Petrobras, umas das maiores empresas do mundo nessa indústria, optou por desenvolver e consolidar uma sistemática para análise de seu desempenho relacionado ao processo de revestimento e cimentação de poços de petróleo. Este artigo apresenta um estudo de múltiplos casos aplicado à Petrobras no intuito de verificar a evolução dessas atividades, principalmente, no que diz respeito aos seus prestadores de serviços. A partir da criação de uma sistemática de avaliação baseada em indicadores da qualidade, foi possível identificar o avanço positivo dos trabalhos realizados em relação a premissas de projeto e de segurança operacional.

Palavra-chave: Desempenho, Processo, Indicadores, Petróleo, Qualidade, Revestimento, Cimentação.

n. 57 (2016): INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS E IMIGRAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE NEGÓCIOS BRASILEIROS NA CIDADE DE ORLANDO..

Resumo: Os estudos de internacionalização de negócios e empreendedorismo internacional têm crescido muito nos últimos anos, na mesma proporção o esforço da academia para explicar a realidade e dar suporte teórico aos ‘aventureiros’ que buscam nos mercados exteriores novas oportunidades também pode ser notada nos congressos de gestão e revistas científicas. Mas todos esses trabalhos têm como ponto de partida as teorias que identificam razões econômicas ou comportais para essa empreitada no exterior. Uma realidade observada em várias cidades do mundo, dá conta de que existe uma quantidade de empresários brasileiros vivendo regularmente em diversos países com propósitos distintos e, principalmente, razões específicas para o processo de internacionalização. O presente artigo destaca os principais pontos de uma pesquisa básica realizada entre os anos de 2012 a 2014 com o apoio da FAPERJ para descrever o perfil dos empreendedores brasileiros no exterior. O estudo indicou fortes indícios de um modelo de internacionalização ainda não descrito que entende o processo muito mais através de aspectos pessoais do que empresariais.

Palavras-chave: internacionalização de negócios, empreendedorismo internacional, pequenas e médias empresas.


2015

n. 56 (2015): TRATAMENTO DE LACTENTES SIBILANTES E CRIANÇAS COM ASMA COM CORTICOIDES INALADOS NO CENTRO DE TREINAMENTO...

Objetivo: descrever a evolução de lactentes sibilantes (LS) e crianças com asma em uso de corticóides inalados (CI) no Centro de Treinamento em Serviço em asma (CTSA) no Rio de Janeiro. Métodos: estudo longitudinal retrospectivo. Os pacientes foram seguidos por três consultas no CTSA. Resultados: foram estudados 239 pacientes; CI foram usados nos dois grupos. O grupo de LS apresentou mais meninos (p = 0,001) do que meninas e doença do refluxo (p = 0,001) mais frequente e rinite (p = 0,009) menos frequente que o grupo com asma. Houve diminuição na frequência de idas à emergência e de internações nos dois grupos. Tardiamente houve maior proporção de internações entre os LS do que no grupo de asma (p = 0,019). Conclusão: a dispensação de CI no CTSA reduziu o numero de idas a emergência e de internações em LS e crianças com asma.

Palavras-chaves: Lactente, sibilância, corticosteróides, asma infantil

n. 55 (2015): LOGÍSTICA INTERNACIONAL E CADEIAS DE SUPRIMENTO GLOBAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Mediante a compreensão dos processos de logística internacional e de cadeias de suprimento global, e à elaboração de modelos ou sistemas computacionais, adequados a estes processos, podem-se desenvolver estratégias que driblem as dificuldades existentes neste mercado cada vez mais concorrido, para o aprimoramento e manutenção de negócios internacionais.  Dado este contexto, por meio de uma revisão sistemática da literatura, o objetivo geral deste estudo foi identificar e mensurar a produção de artigos internacionais sobre logística internacional e cadeias de suprimento global, na base de dados ScienceDirect, entre os anos de 2005 e 2014. Como resultados da pesquisa, 24 artigos foram encontrados. Pode-se verificar a maior frequência de publicações em 2014, a maior parte dos artigos encontrados utiliza métodos mistos de pesquisa (quali-quanti). Em relação aos autores dos artigos analisados, apenas três autores se repetem, quando os temas são logística internacional e cadeias de suprimento global. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão descritos na metodologia, analisou-se o panorama de 11 artigos selecionados, os quais tratam desde hubs, métodos baseados em raciocínio ontológico e zonas de livre comércio.

Palavras-chave: Logística Internacional. Cadeias de Suprimento Global. Revisão Sistemática.

 

 

n. 54 (2015): Política Pública para Produção de Biodiesel a partir da Coleta Seletiva do Óleo Residual de Fritura...

Este artigo traz uma análise crítica do Programa de Aproveitamento do Óleo de Comestível do Estado do Rio de Janeiro (PROVE), através do método de Estudo de Caso. O objetivo é apontar, os aspectos positivos, as possíveis dificuldades e desafios do programa com relação ao planejamento elaborado na fase de formulação da política e o que foi colocado em prática por aqueles que a implementaram. O trabalho estabelece comparação entre o projeto piloto elaborado e divulgado em março de 2007 e o programa que está sendo operacionalizado atualmente, resultando em um parecer analítico da situação presente dos objetivos destacados em sua formulação: os focos social, energético e ambiental. Com este, conclui-se que o programa perde o foco energético e não se torna pioneiro na produção de biodiesel a partir do óleo residual de fritura, mas consegue manter, de maneira modesta, os focos ambiental e social. O artigo reforça a possibilidade e necessidade de utilizar o óleo residual de fritura como matéria-prima na produção do biodiesel por ser uma fonte de energia barata e abundante, ainda desperdiçada, que provoca vasto prejuízo ambiental.

Palavras-chave: Óleo residual de fritura, Biodiesel, Políticas públicas, Coleta seletiva e Desenvolvimento sustentável.

n. 53 (2015): Attitude towards sustainable agriculture of towards sustainable agriculture of future farmers and agronomist generation

This study aims to identify the attitude of the future farmers regarding sustainable agriculture, based on the understanding of sustainable agriculture concept, its current and future importance and the fact that agronomy students will be future managers of rural enterprises, public managers and companies of the sector. The research was conducted with 288 students of agronomy from the best Brazilian universities. Through information analysis obtained from the application of the attitude scale toward sustainable agriculture it was possible to notice that the students associate aspects of this concept to the balance of environment and natural resources, and that through these practices agriculture can have both environmental and economic gains. It is expected that the next farmers generation favorable attitude that was found in this research generate greater implementation of the practices of sustainable agriculture in the long term.

KEYWORDS: future farmers, sustainable agriculture, agronomist, Brazil, agriculture.


26 a 50 de 88 itens     << < 1 2 3 4 > >>