Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto possui título, resumo e palavras-chave em português e em inglês.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB). URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12, Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega pelos Pares foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Normas de Apresentação de Trabalhos

1.  A revista Antropolítica aceita originais de artigos e resenhas de interesse das Ciências Sociais e da Antropologia em particular. Aceitamos resenhas de livros publicados há, no máximo, 3 anos.  

2. O artigo não deve conter informações que permitam a identificação do(s) autor(es). Citações e referências do(s) autor(es) devem ser identificadas como: AUTOR (ANO) e o título da obra deve ser ocultado. As informações de autoria devem ser incluídas no sistema, vide diretriz 11, não no texto. O descumprimento desse critério resulta na recusa do artigo.

3. Os textos serão submetidos aos membros do Conselho Editorial e/ou a pareceristas externos, que poderão sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo. O processo de avaliação leva, em média, 6 meses.

4.  Os textos não deverão exceder 25 páginas, no caso dos artigos, e 5 páginas, no caso das resenhas. Os seguintes elementos também devem estar dentro do limite de páginas: título, resumo e palavras-chave (português e inglês), imagens, tabelas, quadros, referências bibliográficas, etc.

5. Os textos devem ser apresentados com configuração de página A4 (210 x 297 mm), espaço 1,5, fonte Times New Roman (corpo 12), sem qualquer tipo de formatação, a não ser:
• Indicação de caracteres (negrito e itálico);
• Margens de 3cm;
• Recuo de 1cm no início do parágrafo;
• Recuo de 4 cm nas citações; e
• Uso de itálico para termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos.

6. As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta. (Ex.: PEREIRA, 1996, p. 12-26)

7. As notas explicativas, restritas ao mínimo indispensável, deverão ser apresentadas no rodapé da página.

8. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no final do texto, obedecendo às normas da ABNT (NBR-6023). Disponível clicando aqui.

Livro:
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. 2ª Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
LÜDIKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
FRANÇA, Junia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnicocientíficas. 3. ed. ver. e aum. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1996.

Artigo:
ARRUDA, Mauro. Brasil: é essencial reverter o atraso. Panorama da Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 3, n.8, p. 4-9, 1989.

Trabalhos apresentados em eventos:
AGUIAR, C. S. A. L. et. al. Curso de técnica da pesquisa bibliográfica: programa-padrão para a Universidade de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 9., 1977, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, 1977. p. 367-385.

9. As ilustrações deverão ter a qualidade de 300 dpi. Elas deverão ser identificadas com título ou legenda e designadas, no texto, como figura (Figura 1, Figura 2 etc.) e dispostas no corpo do texto.

10. Os textos deverão ser acompanhados de título e resumo (máximo 250 palavras), bem como de 3 a 5 palavras-chaves em português e em inglês. Esse critério se aplica também para resenhas.

11. Durante a submissão no sistema, as seguintes informações devem ser incluidas: nome e sobrenome, instituição de vínculo, cargo, titulação, cidade, estado, páis, e-mail, orcid. As informações de cargo e titulação devem ser incluídas no campo Resumo da Biografia.

11.1 Em caso de artigos com mais de um autor, é necessário incluir um curto parágrafo, no campo Resumo da Biografia, contendo a contribuição de cada autor para o artigo. O exemplo a seguir pode ser seguido: Autor 1, Pesquisa bibliográfica, Pesquisa empírica, Análise de dados. Autor 2, Análise de Dados, Redação, Ilustrações. Autor 3, Redação e revisão. Caso todos os autores tenham desempenhados funções iguais, basta repetir as funções. 

12. O autor do artigo, ou ao menos um dos autores em caso de artigos com mais de um autor, deve possuir titulação de Doutor ou Doutorando. Esse critério não é válido para Dossiês, para os artigos submetidos aos Dossiês, obrigatoriamente, ao menos um dos autores deve ser Doutor.

13. A Antropolítica não cobra nenhum valor referente à avaliação e publicação de artigos e resenhas submetidos.

14. Em caso de dúvidas os autores podem escrever para: antropoliticauff@gmail.com

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.