Prorrogação de Prazo - Chamada para o Dossiê “Múltiplos olhares sobre o papel atual das religiões no campo político global”

2022-07-25

O mundo atual tornou-se um campo muito fértil para o estudo do papel da religião no espaço público e o impacto de suas transformações nas sociedades e culturas, mostrando a necessidade de análises atualizadas da relação dialética entre a religião e o mundo político. Estas áreas têm se entrelaçado na história da humanidade por séculos, apesar das aspirações do Ocidente para tornar, depois da Revolução Francesa, as suas repúblicas estados laicos, seculares e racionais. Atualmente observamos, cada vez mais, o rápido aumento do poder e do papel da religião no contexto sociocultural e político mundial. As religiões, as igrejas e os novos movimentos religiosos tornam-se cada vez mais engajados politicamente, começando a exercer uma influência crescente, às vezes sem precedentes, nas decisões eleitorais e políticas internas e externas dos Estados onde atuam, frequentemente estabelecendo conexões com os diferentes e recentes movimentos conservadores. Várias religiões e igrejas, justificadas pela valorização de um projeto missionário global, se expandem, tornando-se transnacionais, algumas seguindo os fluxos migratórios, outras buscando o seu lugar, a legitimidade social e política em espaços religiosos consagrados e no campo religioso global altamente competitivo. As velhas “terras de missões” tornam-se, paradoxalmente, exportadoras de missionários: o sagrado se desloca do Oriente para o Ocidente, da periferia para o centro, do Sul global para o resto do mundo. Com esses deslocamentos transportam-se junto novas ideias políticas, acrescentando ainda mais a importância da relação entre religião e política. O tema do dossiê versa precisamente sobre estas mudanças, suas explanações, várias vertentes interpretativas, aproximações metodológicas e teóricas, abrindo-se para análises científicas inter- e transdisciplinares no contexto global de relações entre a religião e política. 

A relação entre religião e política tem uma longa e complexa história na cultura e no espaço público em todo mundo, caracterizando-se ora pela concorrência ou inimizade, ora pela complementaridade e cooperação na busca de objetivos comuns. A religião age de diferentes maneiras no meio político global: como uma fonte de inspiração que impulsiona a resistência contra a ordem estabelecida, explicando o envolvimento dos seus afiliados nos movimentos políticos e sociais que promovem mudanças, mas também como uma força estabilizadora por trás do domínio e ordem existentes, que se opõe às mudanças, até mesmo àquelas que poderiam ser vistas como naturais, positivas ou desejadas.

Neste dossiê propomos refletir sobre vários aspectos das relações contemporâneas entre a política e a religião no contexto global, apresentando artigos que possam ampliar as fronteiras do conhecimento, expondo novas questões para a futura elaboração e a existência de vários fenômenos e processos que operam na fronteira entre os dois mundos aparentemente separados: o dos deuses e o da política.

No decorrer do dossiê pensamos algumas das questões: Será que a política não pode/não sabe/não quer prescindir de referências religiosas? Ou é a religião está se inclinando excessivamente rumo a política, de um modo geral em vários contextos sociais e culturais? Será que tentativas de separar religião da política fazem sentido, e são implementáveis? Como aparece ser estruturada a relação entre religião e política? Como abordar metodologicamente estas relações se seu elemento-chave é um fenômeno difícil de explicar cientificamente? Quais são as ferramentas que deveríamos usar nas pesquisas contemporâneas sobre estes fenômenos? Como interpretá-los, propondo novas teorias e questionando as velhas? Porque e como várias religiões/instituições religiosas/líderes religiosos entram no espaço público e servem com tanta facilidade como suporte ideológico a diferentes projetos de poder, tendo suas proposições dogmáticas no que diz respeito aos valores e a moral convertidas em políticas públicas? Como estas situações passam a influir na sociedade civil e na política, mobilizando suas bases na população? Como produzem mitologias políticas? Como vários setores políticos e religiosos se mobilizam juntos, buscando a proposta ou retomada de iniciativas sociais, culturais e simbólicas? Este dossiê busca examinar as tensões, os discursos empregados, as alianças estabelecidas e as razões, ações e estratégias empreendidas para a promoção ou consolidação de posições do religioso e do político no espaço público dos estados nacionais em diferentes partes do mundo.

A importância global da religião na vida política e social é indubitável, independentemente da região do mundo e a da sua tradição religiosa. A presença e influências políticas dos líderes religiosos são bem conhecidas e cada vez mais visíveis, assim como a proximidade ou distanciamento crítico que eles mantêm com as elites do poder, às vezes abertamente apoiando ou desafiando-as. Por outro lado, também muitos líderes leigos dos movimentos populares, sociais e políticos estabelecem, à propósito, uma ligação com a religião e seus agentes visando aproveitamento do seu papel legitimador. Além disso, muitos movimentos políticos estão surgindo diretamente do contexto religioso ou com uma importante participação de pessoas inspiradas por várias doutrinas e teologias religiosas, sejam conservadoras, sejam progressistas. Acreditamos que seja imprescindível ver de perto como estas doutrinas, teologias, cosmologias, símbolos e rituais religiosos fundamentam, as vezes em clara polaridade entre si, suas ações na conjuntura político-social do mundo contemporâneo e de que modo essas se expandem, expondo um papel essencial da religião no plano da legitimação ou contestação do poder político no terreno do simbólico, imaginário, da moral e dos valores.

Temos certeza de que, apesar dos limites ao conhecimento científico impostos por características do fenômeno religioso, que é sempre difícil ou até impossível de penetra-lo e compreende-lo através de dados objetivos, números e estatísticas. O tema continuará sendo de extrema importância para os Estados nacionais, sociedades e culturas em todos os continentes. No caso da relação entre a religião e a política, o invisível, paradoxalmente, se revela, às vezes, muito mais importante do que o tangível, traduzindo-se em decisões que marcam não somente as perspectivas da salvação dos indivíduos no contexto escatológico, mas também a vida cotidiana, aqui e agora, e o futuro das sociedades. Estes fenômenos necessitam ser contemplados por uma interpretação onde antropologia da política e da religião se entrecruzam, demonstrando que a complexa natureza humana pode ser religiosa e política ao mesmo tempo.

O dossiê será composto de 6 artigos mais a apresentação. Assim, considerando os critérios de avaliação imposto às revistas científicas, serão selecionados 3 artigos de doutorandos, os demais artigos devem ter autoria de, ao menos, um doutor. Todos os artigos submetidos serão submetidos à avaliação às cegas de pareceristas externos, atendendo à política da revista. Para dar conta da diversidade de abordagens teóricas e metodológicas dos diferentes campos empíricos e problemáticas a serem debatidos, serão aceitos, preferencialmente, artigos das áreas de Antropologia e Ciências Sociais, observados os parâmetros de exogenia em relação à UFF.

Organizadores: Joana Bahia (UERJ), Marcelo Camurça (UFJF/UERJ) e Renata Siuda-Ambroziak (Universidade de Varsóvia/UERJ).

Prazo estendido: 09/11/2022.

OBS: Como temos outras chamadas abertas, é imprescindível indicar durante a submissão, no campo comentários aos editores, que o artigo é para o Dossiê “Múltiplos olhares sobre o papel atual das religiões no campo político global”.

As contribuições podem ser enviadas até 09 de novembro de 2022 pelo sistema eletrônico da revista: https://periodicos.uff.br/antropolitica/about/submissions#onlineSubmissions

As normas para submissão dos textos são as mesmas válidas para artigos e encontram-se disponíveis em: https://periodicos.uff.br/antropolitica/about/submissions#onlineSubmissions