Chamada para Organização de Dossiê

2023-06-28

A Antropolítica. Revista Contemporânea de Antropologia, vinculada ao PPGA/UFF, está recebendo propostas para dossiês temáticos até 06/11/2023. Serão selecionados dossiês para publicação a partir dos números de 2025.

Os temas devem ser atuais, relevantes e vinculados à área de Antropologia. Sugerimos evitar definições muito específicas ou restritas do tema e/ou questão eixo de cada chamada, a fim de promover a submissão de um número suficiente e considerável de artigos em cada dossiê.

Dos(as) organizadores(as):
1. Devem ser organizados por, pelo menos, dois(duas) professores(as) com título de doutorado, associados a programas de pós-graduação de instituições diferentes, preferencialmente com sede em estados e/ou países distintos.
2. Ao menos um deles deve ter o título de Doutor em Antropologia.

Da proposta:
A proposta deverá contar com os seguintes itens:
I - Tema proposto;
II - Título;
III - Nomes, titulações, resumos das biografias e currículos lattes atualizados dos (as) organizadores (as);
IV - Apresentação e justificativa;

Do envio:
1. A proposta deve ser enviada ao endereço da Revista (antropoliticauff@gmail.com) até 06/11/2023.
2. O documento deverá estar em formato word, com, no máximo, dez mil caracteres com espaço, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas e parágrafos.

Dos critérios a serem priorizados na seleção:
1. Diversidade regional ou nacional entre as instituições dos organizadores
2. Diversidade temática em relação a outros dossiês já publicados recentemente na Revista
3. Os organizadores não terem publicado e/ou organizado dossiê na Antropolítica no período 2021 - 2024.
4. Titulação dos organizadores na área de Antropologia


Da divulgação do resultado
A divulgação do resultado será disponibilizada até o dia 10/12/2023 no site da Revista e no e-mail enviado pelos(as) organizadores(as).

Da organização do Dossiê: uma vez aprovada a chamada, o dossiê deverá seguir as seguintes características:

1. As chamadas ficam abertas por 90 dias a partir da data de sua publicação. É possível prorrogar a chamada por 15 ou 30 dias, caso os organizadores julguem necessário e desde que não atrase o tempo disponível para o processo editorial.

2. Resumidamente, o processo editorial será o seguinte: 1. A Revista recebe os artigos; 2. A Revista encaminha para os organizadores para fazerem a triagem de quais artigos serão inicialmente recusados e quais seguirão para avaliação por pares, indicando a lista de possíveis pareceristas (de 2 a 4 por artigo); 3. A Revista encaminha os convites aos pareceristas e recebe os pareceres; 4. Os organizadores ponderam as avaliações e tomam a decisão final sobre os artigos; 5. A Revista envia os artigos selecionados aos autores para revisão; 6. Os organizadores devem enviar a "Apresentação" do dossiê, em modo de artigo (ver ponto 8), apresentando as questões e histórico do tema e os artigos.

3. Todos os artigos selecionados na triagem inicial, passam por avaliação por pares.

4. Os pareceristas devem, de preferência, ser externos à UFF e também devem ser, em maioria, antropólogos. Importante ter diversidade geográfica nas indicações, pois esse é um aspecto importante na avaliação da Revista. As indicações não podem ser concentradas em um único estado e/ou instituição e, se viável, pareceristas estrangeiros também devem ser indicados.

5. Os pareceristas indicados devem ser pesquisadores aptos para realizar uma avaliação imparcial e detalhada dos artigos.

6. Os Dossiês devem ser compostos de, no máximo, 6 artigos, mais a apresentação. É desejável que 70% dos autores incluídos sejam da área de Antropologia e também externos à UFF. Da mesma forma é desejável a diversidade regional e institucional. Além disso, é desejável que, em todos os artigos, a autoria inclua pelo menos um/a autor/a com titulação de Doutorado. Excepcionalmente, serão aceitos apenas dois artigos de doutorandos/as por dossiê.

6.1. Autores mestres, mestrandos, graduados ou graduandos só poderão publicar artigos em coautoria com doutores.

7. Os organizadores do dossiê são autores apenas da Apresentação (que, como explicado abaixo, é um artigo), não sendo desejável a inclusão de artigos de autoria ou coautoria dos mesmos no dossiê.

8. A apresentação do Dossiê é de responsabilidade dos organizadores. A mesma deve ser pensada como artigo, apresentando o tema do dossiê, as questões teóricas e empíricas associadas e ressaltando como os artigos selecionados se inserem na reflexão proposta. A apresentação deve ter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas. Devem ser precedidas de título, resumos (250 palavras) e palavras-chave em português e inglês.

8.1. A entrega da apresentação deve ser realizada dois meses antes da publicação do número, junto com a imagem da capa (ver ponto 9).

9. A capa do número é de responsabilidade dos organizadores, a capa deve transmitir a temática do Dossiê e deve ser entregue junto com a apresentação. A capa deve ser uma imagem com boa resolução e, preferencialmente, grande e na vertical, pois são mais adequadas ao projeto gráfico. A imagem deve observar os direitos autorais e/ou licença para uso.