Regimes de envolvimento e formas de reconhecimento no Brasil e na França

Autores

  • Fabio Reis Mota

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2012.0i32.a41464

Palavras-chave:

Comparação, Brasil-França, regimes de envolvimento, reconhecimento.

Resumo

A partir de estudos, de caráter etnográfico e comparativo, realizados em Paris e no Rio de Janeiro, busco desenvolver uma reflexão sobre o modo como os atores se envolvem em disputas e controvérsias, acionando múltiplos repertórios discursivos para demandar direitos e/ou reconhecimento nas arenas públicas. Discuto no artigo como as gramáticas políticas, jurídicas e morais informam as arquiteturas da vida em comum e conformam as práticas e os regimes de justificação, imprimindo contornos singulares às demandas de reconhecimento no espaço público francês e brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Reis Mota

Professor Adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (GAP/ PPGA-UFF). Coordenador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (Nufep-UFF). Pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (InEAC-UFF).

Downloads

Como Citar

Mota, F. R. (2012). Regimes de envolvimento e formas de reconhecimento no Brasil e na França. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (32). https://doi.org/10.22409/antropolitica2012.0i32.a41464

Edição

Seção

Artigos