BARROS, Benedita da Silva et al. (Org.). Proteção aos conhecimentos das sociedades tradicionais. Belém: Centro Universitário do Pará – CESUPA: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2007. 341 p.
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2009.2i27.a41499Resumo
As instituições e os pensadores que se dedicam ao estudo da preservação dos saberes tradicionais e do patrimônio cultural em geral, no Brasil, hoje, representam um conjunto heterogêneo de agentes e pontos de vista que envolve simultaneamente a academia e as entidades governamentais. O livro Proteção aos conhecimentos das sociedades tradicionais, organizado por Benedita Barros, Claudia Garcés, Eliane Moreira e Antônio Pinheiro, é composto por 19 trabalhos de autores de diferentes nacionalidades que tratam do contexto político, jurídico e cultural que envolve a proteção dos saberes ameaçados de determinados grupos na América do Sul, e analisam como as discussões na região se relacionam com o cenário internacional. Os textos que constituem esta coletânea são resultantes dos trabalhos apresentados no Seminário Internacional “Proteção aos Conhecimentos das Sociedades Tradicionais”, realizado em Belém, no Pará, em novembro de 2005 – evento representativo dos complexos debates acerca da temática proposta, tendo sido realizado a partir da parceria de instituições que historicamente vêm estabelecendo vínculos de naturezas variadas com o contexto discutido, entre elas o Centro Universitário do Pará (CESUPA), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e o Instituto Amazônico de Pesquisas (IMANI) da Universidade Nacional da Colômbia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Bruno C. Brulon Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.