Tecnologias de governo e o curso da vida: estudo antropológico com jovens em execução de medidas socioeducativas em Porto Alegre - RS
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2013.0i35.a41545Palavras-chave:
cursos da vida, tecnologias de governo, medidas socioeducativasResumo
Desenvolvo um estudo antropológicona área da execução das medidas socioeducativasem meio aberto em Porto Alegre-RS, tendocomo foco a progressão de medida de internação(Fundação de Apoio Socioeducativo-FASE-RS).Meu principal lócus de observação é a rotinadas entrevistas de Liberdade Assistida- LA duranteo período de agosto a dezembro de 2009,bem como o cotidiano das técnicas do Programade Execução de Medidas Socioeducativas emMeio Aberto – PEMSE. A partir da literaturaantropológica sobre etapas da vida e transiçãopara a maioridade, utilizo o conceito de “cursosda vida” (Debert, 1997) para pensar o modocomo a reflexão sobre a assunção à maioridadeé incorporada nas tecnologias de governoengendradas nas práticas da execução demedidas socioeducativas. Com esse argumento,dialogaremos com pesquisadores que discutema construção histórica da noção de infânciae a relevância dessas noções no atual sistemade atendimento a crianças e adolescentes noBrasil. Entendo que as expectativas implícitasnessas tecnologias estão vinculadas a umatransformação ou “mudança de atitude” dosjovens referidos e a uma indagação sobre concepçõesde infância diante da transição paraa maioridade.Downloads
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Publicado
2014-07-13
Como Citar
Leal, E. M. (2014). Tecnologias de governo e o curso da vida: estudo antropológico com jovens em execução de medidas socioeducativas em Porto Alegre - RS. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (35). https://doi.org/10.22409/antropolitica2013.0i35.a41545
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