Tecnologias de governo e o curso da vida: estudo antropológico com jovens em execução de medidas socioeducativas em Porto Alegre - RS

Autores

  • Eduardo Martinelli Leal

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2013.0i35.a41545

Palavras-chave:

cursos da vida, tecnologias de governo, medidas socioeducativas

Resumo

Desenvolvo um estudo antropológicona área da execução das medidas socioeducativasem meio aberto em Porto Alegre-RS, tendocomo foco a progressão de medida de internação(Fundação de Apoio Socioeducativo-FASE-RS).Meu principal lócus de observação é a rotinadas entrevistas de Liberdade Assistida- LA duranteo período de agosto a dezembro de 2009,bem como o cotidiano das técnicas do Programade Execução de Medidas Socioeducativas emMeio Aberto – PEMSE. A partir da literaturaantropológica sobre etapas da vida e transiçãopara a maioridade, utilizo o conceito de “cursosda vida” (Debert, 1997) para pensar o modocomo a reflexão sobre a assunção à maioridadeé incorporada nas tecnologias de governoengendradas nas práticas da execução demedidas socioeducativas. Com esse argumento,dialogaremos com pesquisadores que discutema construção histórica da noção de infânciae a relevância dessas noções no atual sistemade atendimento a crianças e adolescentes noBrasil. Entendo que as expectativas implícitasnessas tecnologias estão vinculadas a umatransformação ou “mudança de atitude” dosjovens referidos e a uma indagação sobre concepçõesde infância diante da transição paraa maioridade.

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Publicado

2014-07-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tecnologias de governo e o curso da vida: estudo antropológico com jovens em execução de medidas socioeducativas em Porto Alegre - RS. (2014). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 35. https://doi.org/10.22409/antropolitica2013.0i35.a41545