Para uma sociografia da sociologia urbana brasileira: a obra de Luiz Antonio Machado da Silva
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2010.1i28.a41568Palavras-chave:
sociografia, Sociologia Urbana Brasileira, Machado da Silva,Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar primeiras considerações sobre um projeto de sociografia da Sociologia Urbana brasileira. Através da reconstituição das obras e dos perfis dos fundadores e protagonistas deste campo de conhecimento buscamos descrever e interpretar as trajetórias, as obras e os modos de pesquisar que constituem, estruturam e singularizam a tradição da Sociologia Urbana Brasileira. Começamos tal projeto pela contribuição de Luiz Antonio Machado da Silva para a Sociologia Urbana brasileira e, em específico, para a compreensão da sociabilidade metropolitana brasileira. Desde a década de 70, Machado da Silva vem analisando numerosas facetas de seus modos de vida (os movimentos sociais, os botequins, o jogo do bicho, a informalidade e a violência urbana). Mostramos neste artigo que o fio condutor de sua obra se focaliza precisamente no esforço de reconstituição do mosaico da sociabilidade urbana e das diferentes formas que esta adquiriu ao longo destes mais de trinta anos. Através da análise de sua produção e de uma série de entrevistas exclusivas realizadas no ano de 2008, buscamos recuperar a importância da obra deste autor para a Sociologia Urbana brasileira, analisando suas interseções e suas diferenças com outras produções acadêmicas brasileiras. A partir do percurso intelectual proposto pelo autor, reconstruímos sua trajetória bibliográfica e pessoal, dando visibilidade aos achados analíticos de artigos escritos desde 1967, passando por diferentes assuntos até os dias atuais, em que o autor se debruça sobre questões como a criminalidade violenta (através do conceito de sociabilidade violenta) e a segregação socioespacial.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.