Para uma sociografia da sociologia urbana brasileira: a obra de Luiz Antonio Machado da Silva

Autores

  • Jussara Freire Universidade Federal Fluminense
  • Lia de Matos Rocha Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2010.1i28.a41568

Palavras-chave:

sociografia, Sociologia Urbana Brasileira, Machado da Silva,

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar primeiras considerações sobre um projeto de sociografia da Sociologia Urbana brasileira. Através da reconstituição das obras e dos perfis dos fundadores e protagonistas deste campo de conhecimento buscamos descrever e interpretar as trajetórias, as obras e os modos de pesquisar que constituem, estruturam e singularizam a tradição da Sociologia Urbana Brasileira. Começamos tal projeto pela contribuição de Luiz Antonio Machado da Silva para a Sociologia Urbana brasileira e, em específico, para a compreensão da sociabilidade metropolitana brasileira. Desde a década de 70, Machado da Silva vem analisando numerosas facetas de seus modos de vida (os movimentos sociais, os botequins, o jogo do bicho, a informalidade e a violência urbana). Mostramos neste artigo que o fio condutor de sua obra se focaliza precisamente no esforço de reconstituição do mosaico da sociabilidade urbana e das diferentes formas que esta adquiriu ao longo destes mais de trinta anos. Através da análise de sua produção e de uma série de entrevistas exclusivas realizadas no ano de 2008, buscamos recuperar a importância da obra deste autor para a Sociologia Urbana brasileira, analisando suas interseções e suas diferenças com outras produções acadêmicas brasileiras. A partir do percurso intelectual proposto pelo autor, reconstruímos sua trajetória bibliográfica e pessoal, dando visibilidade aos achados analíticos de artigos escritos desde 1967, passando por diferentes assuntos até os dias atuais, em que o autor se debruça sobre questões como a criminalidade violenta (através do conceito de sociabilidade violenta) e a segregação socioespacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Freire, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos). Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. 

Lia de Matos Rocha, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

Pesquisadora associada ao Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Doutora em Sociologia também pelo IUPERJ.

Downloads

Como Citar

Freire, J., & Rocha, L. de M. (2011). Para uma sociografia da sociologia urbana brasileira: a obra de Luiz Antonio Machado da Silva. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 1(28). https://doi.org/10.22409/antropolitica2010.1i28.a41568

Edição

Seção

Dossiê Temático