Durkheim e os primórdios da etnologia universitária
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2010.1i28.a41590Palavras-chave:
história da antropologia, Durkheim, etnologia francesa,Resumo
Neste artigo o autor investiga e discute as relações entre os primeiros trabalhos sociológicos a França, encabeçados por Durkheim e seus seguidores na Escola Sociológica Francesa, e a legitimação da etnologia naquele país. Neste sentido, sua análise está centrada, por um lado, na importância adquirida pelos dados etnológicos junto à produção teórica durkheimiana, e por outro, no papel decisivo da obra de Durkheim, Mauss e Hubert, entre outros, para a institucionalização da etnologia nos círculos acadêmicos franceses. Trata-se, portanto, de uma análise eminentemente histórica que resgata, de forma crítica, a trajetória da etnologia na França desde sua era pré-acadêmica até a sua inclusão definitiva nas universidades francesas, trajetória esta pautada por amplos debates acerca das possibilidades de se traçar ou não um eixo diacrônico e evolucionista para o desenvolvimento das sociedades humanas ao redor do orbe.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.