Para além do projeto: formas de ação e governo nas políticas de Responsabilidade Social Corporativa
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2014.0i37.a41607Palavras-chave:
Antropologia da política, Responsabilidade Social Corporativa, GovernamentalidadeResumo
Nas últimas décadas, as políticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tornaram-se um campo importante das aç.es das grandes empresas, relacionado n.o só à imagem da corporaç.o, mas também às suas possibilidades de operaç.o (financeira, industrial e comercial). Pretendo, neste trabalho, investigar os sentidos e implicaç.es das políticas de responsabilidade social, ou, dito de outra forma, tentar responder porque e como elas s.o implementadas. Para isso, a análise segue dois caminhos. Primeiro analiso formas de atuaç.o dos Departamentos de RSC na sua relaç.o com populaç.es vizinhas aos empreendimentos, políticos e instituiç.es, dentre as quais a gramática de desenvolver ‘projetos em parceria’ é reveladora dos sentidos aí presentes. As ‘parcerias’ assim estabelecidas operam como instrumento para construir vínculo e comprometimento entre os envolvidos nos projetos, fornecendo às empresas uma espécie de ‘seguro de relaç.es’, passível de ser acionado em situaç.es ligadas ao Estado e à negociaç.o de conflitos. A seguir, busco responder à quest.o de como atuam e o que produzem socialmente as políticas de RSC, dando atenç.o ao desenvolvimento cotidiano de um projeto de responsabilidade social. No trabalho desenvolvido nas “comunidades” s.o demarcadas categorias de classificaç.o social e definidas formas válidas de enunciaç.o, através das quais as aç.es do projeto dividem, organizam e classificam o mundo a sua volta. Ao validar formas de pensar e agir sobre o mundo, as aç.es de RSC estabelecem formas através das quais a empresa é capaz de intervir na sociedade e de governá-la, aquilo que Foucault chama de governamentalidade.Downloads
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Publicado
2015-02-11
Como Citar
Lagüéns, J. V. M. (2015). Para além do projeto: formas de ação e governo nas políticas de Responsabilidade Social Corporativa. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (37). https://doi.org/10.22409/antropolitica2014.0i37.a41607
Edição
Seção
Dossiê Temático
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