En búsqueda de un interlocutor político: entre negociaciones y pruebas de justicia. El conflicto sindical-docente en Argentina (1987-88)

Autores

  • Gabriel Andrés Nardacchione

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2014.0i37.a41616

Palavras-chave:

conflito sindical, sindicalismo de professores, relações de poder, discussão pública

Resumo

Este artigo analisa as diferentes formas em que os atores executam durante um conflito. Em alguns casos, tomar o caminho da força, enquanto outros estão procurando provas legítimas desenhar. Nossa análise do sindicalismo de professores na Argentina é executada entre 1987 e 1998, onde há uma substituição de sua identidade: de uma matriz liberal-socialista a uma peronista. Na primeira parte do artigo explora a relação entre a política sindical geral do governo e, especificamente, a sua aplicação ao ensino. A segunda é a análise da alocação, desenvolvimento e consequências do Congresso da Confederação de Santa Fe (1987), onde a união de professores nacionais (CTERA) renovada autoridades . Lá, observou a intervenção conjunta do governo nacional e a oposição sindical que visava a construção de uma nova união liderança e um novo diálogo político. Finalmente, no terceiro momento analisar a constituição de uma mesa de negociação nacional docente. Eles começam o debate sobre o alcance das demandas de professores e a vontade do governo para dar origem a este debate. Em conclusão, busca-serefletir sobre a coordenação difícil entre um teste de força e à prova legítima, observando que estas duas lógicas de ação coexistem desconfortavelmente no mesmo conflito. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Nardacchione, G. A. (2015). En búsqueda de un interlocutor político: entre negociaciones y pruebas de justicia. El conflicto sindical-docente en Argentina (1987-88). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (37). https://doi.org/10.22409/antropolitica2014.0i37.a41616

Edição

Seção

Artigos