PERCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE CONSUMO DAS MULHERES NO CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE- IFS
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.1i40.a41631Palavras-chave:
Mulher, consumo, sustentabilidade.Resumo
O presente estudo busca analisar as percepções sobre práticas de consumo das mulheres no contexto do IFS. As análises são pautadas no questionamento acerca das preocupações ambientais na agenda de consumo das mulheres. O estudo realizado no período de 2013 a 2015 caracterizase como uma pesquisa explicativa qualitativa e quantitativa centrada na abordagem fenomenológica proposta por Alfred Schutz e pressupostos da Análise de Conteúdo segundo Bardin (1977). Os dados revelaram que o consumo surge como forma de melhorar as condições de vida e “recompensar” os esforços empreendidos por meio do trabalho, seja este formal ou informal. Nota-se inclusive a dificuldade de vislumbrar um viés ético capaz de atender a necessidade de ações que reduzam os impactos socioambientais atrelados à produção e ao consumo sem que o consumidor sinta-se sacrificado diante da insaciabilidade volátil de suas necessidades. Assim, o percebido ainda não se concretiza de forma plena no vivido destas mulheres, pois alguns obstáculos ainda atrapalham participações efetivas e contínuas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Rosana Rocha Siqueira, Maria José Nascimento Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.