A conquista da autonomia através dos mercados: como pequenos agricultores mudaram sua forma de produzir e comercializar a produção em Ipê (RS)

Autores

  • Daniela Oliveira Programa Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural/UFRGS.
  • Marcelo Kunrath Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sergio Schneider

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2010.1i28.a41634

Palavras-chave:

agricultura familiar, agroecologia, mercados, autonomia social,

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de um estudo comparativo entre famílias de agricultores ecologistas e famílias não ecologistas do município de Ipê/RS, município que se destaca no Sul do Brasil no que se refere à produção com base nos princípios da agroecologia. A partir de um referencial teórico que destaca a capacidade de os agricultores agirem socialmente e mediarem o estabelecimento de relações capitalistas no campo, mostramos que a construção de autonomia social na agricultura depende não somente da propriedade dos dois principais meios de produção (terra e trabalho), mas também da construção de relações menos dependentes e subjugadas no universo dos mercados. Comparando relações entre unidades de produção e mercados, foi possível identificar, em ambos os grupos (ecologistas e não ecologistas), a presença de estratégias de distanciamento dos mercados de insumos para a agricultura, do mercado financeiro e do mercado de alimentos, sendo que no grupo de ecologistas o afastamento destes mercados foi mais significativo. Também identificamos que os ecologistas têm sido mais proativos em construir canais de comercialização, reduzindo a intermediação e aumentando a capacidade de gerenciamento das famílias sobre preços e condições de pagamento dos seus produtos. Juntos, o afastamento dos mercados de insumos e a construção de novos canais de comercialização possibilitaram aos ecologistas uma melhoria significativa nos rendimentos familiares, nos investimentos e na diversificação das unidades produtivas. Os resultados parecem indicar que na agricultura familiar a busca de autonomia social não requer necessariamente uma recusa pelos mercados, mas pode ser construída a partir de novas e estratégicas relações com estes, tais como o afastamento do mercado de insumos e o domínio dos canais de venda de produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Oliveira, Programa Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural/UFRGS.

Engenheira Agrônoma, mestre em desenvolvimento rural, doutoranda do Programa Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural/UFRGS. 

Marcelo Kunrath Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sociólogo. Mestre e doutor em Sociologia. Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e membro do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sergio Schneider

Sociólogo. Mestre e doutor em Sociologia. Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e membro do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Como Citar

Oliveira, D., Silva, M. K., & Schneider, S. (2011). A conquista da autonomia através dos mercados: como pequenos agricultores mudaram sua forma de produzir e comercializar a produção em Ipê (RS). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 1(28). https://doi.org/10.22409/antropolitica2010.1i28.a41634

Edição

Seção

Artigos