SCHLEE, Günther. How Enemies are Made: Towards a Theory of Ethnic and Religious Conflicts. Nova York: Berghahn Books, 2008. 194 p.

Autores

  • Ariel Rolim Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.0i31.a41658

Palavras-chave:

antropologia política, chifre da África, conflito, etnicidade

Resumo

How Enemies are Made foi editado em 2008 pela Berghahn Books, editora europeia voltada para publicações de ciências sociais, sobretudo de temas políticos. Günther Schlee, o autor, é professor do Max Planck Institute for Social Anthropology, na Alemanha, instituição fundada em 1999 e já conhecida pela qualidade das pesquisas envolvendo temas de Antropologia Política, conflitos e realidades pós-socialistas. Escrito em inglês, o livro desperta interesse tanto pelo aspecto teórico como temático, ao trazer à análise antropológica o processo de constituição dos inimigos. Escrevendo em estilo sóbrio, claro e conciso, Schlee declara expressamente que a ambição do livro é “dar um passo em direção a uma nova teoria do conflito” (p. 22). Baseando-se em ampla experiência de campo no nordeste da África – desde 1974 –, a obra resulta da experiência do autor como consultor da ONU e agências de auxílio na resolução de conflitos. Segundo ele, ao fazer, ao fim do livro, uma “atualização” dos fatos históricos até aquele momento, a batalha dos historiadores está perdida de antemão. Assim, atenho-me aqui a sua contribuição teórica. De acordo com Schlee, os dados etnográficos que traz devem ser vistos como “ilustrações” a seu aporte teórico (p. 108), notadamente acerca do caráter relacional das identificações políticas (i.e. das percepções mútuas que as partes envolvidas no conflito tecem) e da necessidade de aplicação prática de tais ferramentas analíticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariel Rolim, Unicamp

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas em 2009, Ariel Rolim está, atualmente, concluindo mestrado em Antropologia Social na mesma instituição. Suas principais áreas de interesse são: práxis, alteridade, formação do estado-nação, Angola, inimizade.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

Rolim, A. (2012). SCHLEE, Günther. How Enemies are Made: Towards a Theory of Ethnic and Religious Conflicts. Nova York: Berghahn Books, 2008. 194 p. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (31). https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.0i31.a41658

Edição

Seção

Resenhas