DOSSIÊ: Categorizações Deformantes: patrimônio de gestão dos pobres (Mendigos, vagabundos, população em situação de rua)

Autores

  • Delma Pessanha Neves PPGA-UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2010.0i29.a41699

Resumo

O dossiê Categorizações deformantes: patrimônio de gestão dos pobres (mendigos, vagabundos, população em situação de rua) abarca reflexões em torno do estranhamento coletivo suscitado pela presença de pobres vivendo na rua, no contexto de objetivação hegemônica do projeto político e econômico neoliberal. Nesse contexto, profissionais da mídia, filantropos, agentes da intervenção pública e cientistas sociais ampliaram o investimento na produção de interpretações sobre o crescimento dessa apropriação do espaço público das cidades. Inicialmente foram as metrópoles e, posteriormente, as cidades de porte médio. Aí, homens, mulheres e crianças ampliaram a realização de atividades produtivas e remunerativas; muitos deles também adequaram a vida privada e familiar, os espaços de sociabilidade e atividades lúdicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-10-08

Como Citar

Neves, D. P. (2011). DOSSIÊ: Categorizações Deformantes: patrimônio de gestão dos pobres (Mendigos, vagabundos, população em situação de rua). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (29). https://doi.org/10.22409/antropolitica2010.0i29.a41699

Edição

Seção

Dossiê Temático