PENGLASE, R. Ben. Living with Insecurity in a Brazilian Favela. Urban violence and daily life. New Brunswick, New Jersey and London: Rutgers University Press, 2014, 210 p.

Autores

  • Nicolau Dela Bandera

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2015.0i39.a41740

Resumo

Para além da discussão política e moral sobre a conivência ou a resis- tência dos moradores em relação ao tráfico de drogas, Penglase, professor de antropologia social na Loyola University Chicago, descreve em uma etnogra- fia fina como os moradores lidam com o medo e a insegurança no cotidiano de uma favela na cidade do Rio de Janeiro. O autor investiga no livro Living with Insecurity in a Brazilian Favela as táticas sociais (DE CERTEAU, 1984) e os modos de conhecimento mobilizados pelos moradores para sustentar uma existência que sempre corre o risco de ser assaltada pela imprevisibilidade das múltiplas formas de violência. Dentre tais táticas, os moradores precisam saber como usar os espaços e as relações sociais de vizinhança, sem “bater de fren- te com os mais poderosos” ou, ainda nas palavras de um interlocutor do au- tor, “se meter em briga de cachorro grande”. As relações sociais na favela não são retratadas quer como um mundo social estável e coerente que seria assal- tado e desestruturado pela violência, quer como um mundo sem lei e sem or- dem onde só a violência impera. Lançando questões etnográficas, o autor de- sestabiliza certas polaridades do pensamento social em relação ao estudo das favelas: ordem e desordem, conivência e resistência, formalidade e informa- lidade. Dentre tais questões, é possível destacar a seguinte: “o que a violência significa para os moradores, e como ela se combina com outros aspectos de suas lutas diárias?” (p. 26).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Dela Bandera, N. (2016). PENGLASE, R. Ben. Living with Insecurity in a Brazilian Favela. Urban violence and daily life. New Brunswick, New Jersey and London: Rutgers University Press, 2014, 210 p. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (39). https://doi.org/10.22409/antropolitica2015.0i39.a41740

Edição

Seção

Resenhas