Experiências e Estéticas Afrodiaspóricas: o Corpo, a Dança, o Canto como procedimentos de criação de Ijo Alapini

Autores

  • Julianna Rosa
  • Lau Santos

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.1i40.a41778

Palavras-chave:

dramaturgia, vídeo-dança, corporeidades, diáspora africana.

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar reflexões sobre a utilização de práticas corporais afro-diaspóricas em processos criativos nas artes cênicas, tendo como base a experiência audiovisual Ijo Alapini (2013). Nesta experiência em vídeo-dança, os gestos e os movimentos da capoeira angola e da dança afro-brasileira foram geradores de corporeidades e, portanto, elementos potentes para a criação de uma dramaturgia de resistência. A compreensão de dramaturgia neste escrito será debatida para além de uma noção literária, já que se pretende discutir as práticas corporais e culturais do contexto da diáspora africana como elementos potentes para a criação de narrativas no campo artístico.

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Publicado

2017-06-18

Edição

Secção

Dossiê Temático

Como Citar

Experiências e Estéticas Afrodiaspóricas: o Corpo, a Dança, o Canto como procedimentos de criação de Ijo Alapini. (2017). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 1(40). https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.1i40.a41778