Produzindo estilo negociando sentidos: arte, mercado e criatividade junto ao funk carioca
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.1i40.a41785Palavras-chave:
gosto, estética, consumo, funk cariocaResumo
A partir de etnografia em torno da estética funk exploramos as relações entre criatividade e mercado notando como aspectos coercitivos são incorporados à matriz criativa. A produção não apenas objetifica o esquema simbólico de uma cultura mas produção e demanda estabelecem uma relação dinâmica e criativa. Como contraponto à noção estabelecida de indústria cultural enquanto promotora da pasteurização da produção e da submissão do criador pop às exigências do mercado argumentamos que é na relação com seu público que o artista, o criador, o designer perpetra inovações estilísticas e potencializa a circulação de sua produção. Os limites que o mercado coloca não são nesse sentido somente constrangedores mas podem ser tomados em sua faceta expansiva ao oferecerem os parâmetros para a criação.Downloads
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Publicado
2022-04-14
Como Citar
Mizrahi, M. (2022). Produzindo estilo negociando sentidos: arte, mercado e criatividade junto ao funk carioca. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 1(40). https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.1i40.a41785
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Artigos
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