“Desta água não beberei e deste pão não comerei”: negociações do comer e representações sociais dos riscos alimentares

Autores

  • Flavia Galindo Docente do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC/ICSA/UFRRJ) e do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE/UFRRJ).
  • Fátima Portilho Docente do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ).

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.0i41.a41834

Palavras-chave:

Riscos Alimentares, Representações Sociais, Sociologia do consumo.

Resumo

As sociedades lidam de formas diversas com os riscos alimentares, construindo coletivamente diferentes percepções sobre os mesmos. A partir do conceito de Food Safety, este diárias artigo discute representações sociais do risco alimentar construídas e negociadas nas rotinas. As análises advêm de dados coletados em uma pesquisa densa de Grupo Focal que contou com a participação de 86 informantes. Como resultado da pesquisa, foram encontradas quatro representações sociais que revelam as lógicas presentes na memória coletiva das famílias, alicerçando emoções e impulsionando as ações relativas ao comer: cidadania, desconfiança, medo e impureza. Estas quatro representações sociais espelham valores éticos, sociais e ambientais que modelam as preocupações e práticas alimentares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Galindo, Docente do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC/ICSA/UFRRJ) e do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE/UFRRJ).

Doutora em Ciências Sociais; Pesquisadora do Grupo de Estudos do Consumo

Fátima Portilho, Docente do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ).

Doutora em Ciências Sociais; Coordenadora do Grupo de Estudos do Consumo.

Downloads

Publicado

2017-11-02

Como Citar

Galindo, F., & Portilho, F. (2017). “Desta água não beberei e deste pão não comerei”: negociações do comer e representações sociais dos riscos alimentares. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (41). https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.0i41.a41834

Edição

Seção

Dossiê Temático