A atuação dos Grupos de Consumo Responsável no Brasil: Expressões de práticas de resistências e intercâmbios em rede

Autores

  • Ligia Scarpa Bensadon Mestranda em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Thais Silva Mascarenhas Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo e atua no Instituto Kairós.
  • Juliana Gonçalves Pós graduada em Política e Relações Internacionais, pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo; atua no Instituto Kairós.

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.0i41.a41835

Palavras-chave:

consumo responsável, resistência, redes.

Resumo

O artigo pretende refletir sobre as experiências dos grupos de consumo responsável no país, examinando sua proposta de discutir um outra forma de consumo, o papel dos consumidores e suas articulações, em específico a Rede Brasileira de Grupos de Consumo Responsável em âmbito nacional, para entender sua atuação e diversidade de características. Parte-se do entendimento de que o consumo pressupõe escolhas e, dessa forma, pode ser entendido como um ato político na medida em que tem a capacidade de contribuir para a transformação social ou favorecer a manutenção das dinâmicas sociais. As experiências em análise são formadas por pessoas que se organizam coletivamente para incorporar ao ato da compra critérios éticos, políticos, sociais e ambientais, constituindo-se numa alternativa de resistência cotidiana às práticas convencionais de produção, comercialização e consumo, com motivações que transcendem a esfera individual. Utilizou-se a perspectiva das multidimensionalidades da escolha do consumo, das dinâmicas de redes, da sociologia econômica e do caráter político do consumo. Destaca-se que, apesar de pouco numerosos, os grupos de consumo responsável têm um papel que vai além de entreposto comercial e entendem o consumo de produtos agroecológicos, da agricultura familiar e da economia solidária como apoio ao fortalecimento de outro modo de produção e relações sociais. Sua atuação política abrange a participação em espaços políticos formais, a dinâmica cotidiana da autogestão, a aproximação entre consumidores e produtores e a proposta de atuação em rede sustenta, integra e potencializa tais ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligia Scarpa Bensadon, Mestranda em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Publicou o artigo: Tecendo realidades e projetos políticos: a trajetória da convergência na Articulação Nacional de Agroecologia. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL RURALIDADES, TRABALHO E MEIO AMBIENTE, 2015, São Carlos. Anais... São Carlos: RURAS
e TRAMA, 2015, CD-ROM.

Thais Silva Mascarenhas, Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo e atua no Instituto Kairós.

Publicou o artigo.
MASCARENHAS, T. S. BENSADON, L. S. GONCALVES, J. R. A atuação dos grupos de consumo responsável
no Brasil: expressões de práticas de resistência e intercâmbios em rede. In: VII ENCONTRO
NACIONAL DE ESTUDOS DO CONSUMO, 2014, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro:
Ass. Nac. de Estudos do Consumo, 2014.

Juliana Gonçalves, Pós graduada em Política e Relações Internacionais, pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo; atua no Instituto Kairós.

Publicou o artigo: MASCARENHAS, T. S. BENSADON, L. S. GONCALVES, J. R. A atuação dos grupos de consumo responsável no Brasil: expressões de práticas de
resistência e intercâmbios em rede. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DO CONSUMO,
2014, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro: Ass. Nac. de Estudos do Consumo, 2014.

Downloads

Publicado

2017-11-02

Como Citar

Bensadon, L. S., Mascarenhas, T. S., & Gonçalves, J. (2017). A atuação dos Grupos de Consumo Responsável no Brasil: Expressões de práticas de resistências e intercâmbios em rede. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (41). https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.0i41.a41835

Edição

Seção

Dossiê Temático