De Morenos e Alemães-Batata a Quilombolas e Pomeranos: reflexões acerca de marcadores identitários e políticas públicas

Autores

  • Maurício Schneider Bacharel em Antropologia e Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas.
  • Evander Eloí Krone Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas. Doutorando em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco.
  • Renata Menasche Doutora em Antropologia Social. Professora do Curso de Bacharelado em Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas; Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.0i41.a41837

Palavras-chave:

campesinato, relações interétnicas, quilombolas, pomeranos, políticas públicas.

Resumo

Tomando que as identidades étnicas se configuram como fronteiras, neste trabalho buscamos refletir sobre a construção de identidades de quilombolas e pomeranos na Serra dos Tapes, região localizada ao sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para além das categorias quilombola e pomerano, distintos termos são ali empregados pelos grupos para autodescrever-se bem como para descrever aos outros. A partir da elaboração, por um lado, de políticas de reconhecimento de comunidades remanescentes de quilombo e, por outro, de ações de valorização do patrimônio cultural pomerano, tais categorias são também incorporadas no cotidiano relacional. O trabalho evidencia que, na região estudada, as identidades étnicas, construídas social e politicamente, também o são por ação das políticas públicas.

Downloads

Publicado

2017-11-02

Como Citar

Schneider, M., Krone, E. E., & Menasche, R. (2017). De Morenos e Alemães-Batata a Quilombolas e Pomeranos: reflexões acerca de marcadores identitários e políticas públicas. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (41). https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.0i41.a41837

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.