De emigrantes a vítimas de tráfico: mobilidades e prostituição no espaço transtlântico

Autores

  • Octávio Sacramento Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, (UTAD).
  • Filipa Alvim Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.0i41.a41840

Palavras-chave:

Migrações internacionais, Brasil-Portugal, trabalho sexual, tráfico de pessoas, vitimização institucional, agência.

Resumo

RESUMO O texto centra-se na análise dos fluxos migratórios femininos do Brasil para Portugal no âmbito da indústria do sexo, sobre os quais recai uma discursividade antitráfico hegemónica produzida por protocolos internacionais, entidades governamentais, forças de segurança e ONGs, que tende a estabelecer uma estrita associação entre trabalho sexual e tráfico de pessoas. Procuramos examinar os processos, recursos e estratégias subjacentes à construção das mobilidades em causa, num quadro de fortificação do continente europeu e de crescente repressão das migrações internacionais. Por outro lado, tentamos delinear uma análise crítica dos discursos institucionais exacerbados sobre o fenómeno do tráfico de pessoas e as respetivas conceções vitimizantes das mulheres migrantes que exercem o trabalho sexual, não lhes reconhecendo possibilidades de autodeterminação e de agência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Octávio Sacramento, Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, (UTAD).

Investigador no Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD- UTAD), entidade financiada por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, na sua componente FEDER, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) [Projeto nº 006971 (UID/SOC/04011); Referência do Financiamento: POCI-01-0145-FEDER- 006971]; e por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto UID/SOC/04011/2013.

Filipa Alvim, Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

Investigadora no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA).

Downloads

Publicado

2017-11-02

Como Citar

Sacramento, O., & Alvim, F. (2017). De emigrantes a vítimas de tráfico: mobilidades e prostituição no espaço transtlântico. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (41). https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.0i41.a41840

Edição

Seção

Artigos