Dossiês: o poder social de um instrumento administrativo
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.1i30.a41887Palavras-chave:
agir administrativo, dominação racional, público e privado, dossiês.Resumo
Tomando como objeto de estudo um instrumento fundamental da ação institucional ou do agir administrativo – os dossiês –, sistematizo no artigo um conjunto de reflexões levadas a efeito pela equipe de pesquisa que coordenei, convidada a desnaturalizar a prática intervencionista. Nessa sistematização, trago à tona problemáticas muito pouco levadas à consciência dos agentes aos quais aqueles documentos concernem: as implicações das formas de dominação que os dossiês revelam e secundarizam e o caráter intermediário que eles articulam entre o público e o privado. Como a compreensão dos dossiês depende sempre do contexto de sua produção, no artigo estão explicitados atributos fundamentais de situação, de modo a assegurar inteligibilidade às reflexões coletivas que aqui estão condensadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.