Do Estado e outros demônios: reflexões sobre a relação Estado - Movimento Passe Livre a partir de uma arma apontada à cabeça
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2017.1i42.a41897Palavras-chave:
Movimento Passe Livre, Antropologia de dentro, Estado, Demônios.Resumo
Neste artigo, busco transformar uma abordagem policial que vivenciei, após uma manifestação em uma cidade periférica do Distrito Federal, em uma oportunidade etnográfica. Partindo do que se pode chamar de uma antropologia de dentro (BORGES, 2012), enquanto militante e etnógrafa, busco articular as elaborações da disciplina e as percepções do Movimento Passe Livre-DF (MPL-DF), do qual faço parte, como caminho para algo entender acerca das relações entre Estado e MPL-DF, concretizada em encontros como o aqui analisado. Para tanto, convido as entidades que conhecemos por demônios para compor o debate enquanto categoria analítica, apostando em seu caráter ambivalente e de múltiplos significados enquanto metáfora para esta relação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.